Fotos

Como se vestir para sua próxima entrevista de emprego

Antigamente, a maioria das pessoas usava roupas muito formais para as entrevistas de emprego. “Se você assistir a filmes e seriados dos anos 50, irá reparar que os homens usavam terno e gravata e as mulheres, belos vestidos, para ir a todo lugar”, diz Andy Teach, do canal do YouTube FromGradToCorp. Entretanto, com o passar dos anos, a sociedade tornou-se menos conservadora em relação ao dress code dessas situações.

O que você usa para uma entrevista de emprego pode ser mais importante do que imagina. Gostando ou não, sua aparência é a primeira coisa que as pessoas notam – e a primeira impressão de seu potencial chefe pode ser importante na hora em que for tomar uma decisão.

Em dúvida de como escolher suas roupas aquela seleção para o que se preparou tanto? Conheça 10 maneiras de se vestir melhor para sua próxima entrevista de emprego:

  • Se você conhece alguém que já trabalhe na companhia, pergunte sobre o ambiente e a cultura do lugar. Você também pode ligar para a secretária ou o gerente de recursos humanos e perguntar qual é a roupa mais adequada para o para a entrevista e, mais tarde, para o primeiro dia de trabalho. Na dúvida, escolha algo mais formal e sóbrio em vez de muito casual.

  • Dependendo da sua área profissional, é melhor investir em peças boas, apropriadas e confortáveis. Se possível, já tenha algumas combinações escolhidas para ter um problema a menos para pensar antes da entrevista.

  • Não negligencie seus pés. Você pode estar chique e formal, mas se seus sapatos estiverem sujos ou desconfortáveis, toda a aparência irá aparecer desleixada. Não é preciso gastar uma fortuna – tenha em mente que irá continuar a usar estas novas peças no novo emprego.

  • Mande suas roupas profissionais para ajustar, para um caimento ainda mais preciso. Você se sentirá melhor com as peças ajustadas – e mais confiante. Investir um dinheiro a mais e mandar as roupas para a lavandaria também vale a pena.

  • Você provavelmente já experimentou as peças ao comprá-las, mas quando chegar as coloque de novo. Certifique-se de que está tudo confortável na hora de andar e sentar.

  • Muitas pessoas têm alergias severas a perfume e outros aromas, e você não quer que esta já seja a primeira impressão sobre você. Prefira a discrição.

  • Os acessórios são importantes, tanto para as mulheres quanto para os homens. Certifique-se que seus sapatos estão limpos e use um bom cinto. Não use muitas joias, nem roupas muito chamativas. O objetivo é parecer profissional e confortável dentro da cultura da empresa.

  • Uma boa postura e um forte aperto de mão são importantes. Sua linguagem corporal é parte de sua aparência, então é preciso prestar atenção a isto também.

  • Outros detalhes além da roupa
    Tudo em sua aparência é importante: seu cabelo deve estar limpo e arrumado – caso use maquiagem, algo simples e pouco chamativo. Você quer estar bem da cabeça aos pés.

Se você conhece alguém que já trabalhe na companhia, pergunte sobre o ambiente e a cultura do lugar. Você também pode ligar para a secretária ou o gerente de recursos humanos e perguntar qual é a roupa mais adequada para o para a entrevista e, mais tarde, para o primeiro dia de trabalho. Na dúvida, escolha algo mais formal e sóbrio em vez de muito casual.

Topo