Fotos

10 maneiras de ser mais produtivo no trabalho

“Muito ocupado” é um status permanente para a maioria das pessoas durante o final do ano. Para aproveitar as festas aos máximos, todos tentam encaixar as tarefas e compromissos de quatro semanas em apenas duas. Como tornar o impossível mais fácil?

Mesmo para aqueles que não terão as férias de final de ano, qualquer brecha na agenda de dezembro que possa ser usada para eventos sociais e projetos criativos – ou simplesmente ter mais tempo para descansar – já vale a pena.

Veja na galera 10 maneiras de otimizar seu tempo e ser mais produtivo no trabalho:

 

  • É importante organizar seu dia de acordo com o ritmo natural do seu corpo. Ataque as atividades mais complexas quando sua energia estiver no nível máximo – para muitos, este horário é logo de manhã, após o café da manhã. Guarde as tarefas menos “intensas” para períodos como o final de tarde. Cada pessoa é diferente, então é importante conhecer o funcionamento natural de seu corpo para otimizar seu tempo.

  • Priorizar tarefas exige muito esforço mental – portanto, você deve escolher o momento em que sua mente estiver mais descansada para fazê-lo. Organize as atividades de acordo com sua importância, o tempo que você irá demorar para finalizá-las e a melhor hora para isso de acordo com o ritmo natural de seu corpo.

  • O cérebro foi programado para ser excelente em executar padrões. Estabelecer rotinas para ajudar a finalizar suas tarefas mais rápido é uma estratégica eficiente e prática. Por exemplo, crie regras para não ficar checando seu e-mail a cada 5 minutos – você pode responde-los todos de uma vez. Ter rotinas para começar e completar um projeto também minimiza o tempo que você passa o procrastinando.

  • O cérebro também é muito bom em aprender e executar tarefas difíceis ao agrupar os itens similares. Por exemplo, faça todas suas ligações de uma vez ou deixe seus e-mails do dia na pasta de rascunhos para enviá-los todos juntos. Isso ajuda a criar o hábito da tarefa e torna mais difícil esquecê-la.

  • Atividades mais complicadas, como escrever um documento ou pensar em estratégias de mercado, exigem muito esforço mental e seu cérebro só é capaz de se concentrar por um período limitado de tempo. Isto quer dizer que intercalar pausas durante seu dia de trabalho é essencial para a produtividade. Dê uma volta, converse com seus colegas e volte energizado para suas tarefas.

  • Quando estiver sem energia para começar uma tarefa grande – ou quando esta energia começar a se esgotar -, tente criar uma lista de 5 minutos, ou seja, agrupe aquelas tarefas pequenas que irão demorar 2 minutos para ficarem prontas. Assim, você ainda estará sendo produtivo mesmo que só tenha levado o lixo para fora de casa e respondido alguns e-mails. Isto ajuda para preparar sua concentração para as atividades mais complicadas.

  • Uma coisa com que o cérebro nunca se acostuma é em tentar fazer todas as tarefas de uma vez – ou não ter uma pausa entre elas. Você acaba esquecendo coisas importantes e nada realmente fica na sua memória. É muito mais fácil e produtivo focar-se em uma coisa de cada vez.

  • Elimine a cadeia incessante de pensamentos que surgem mesmo sem seu consentimento ao escrevê-los. Coloque-os todos no papel e deixa sua mente um pouco mais tranquila – você pode voltar a eles mais tarde.

  • A maioria das pessoas procrastina suas atividades por as achar chatas e não conseguir se motivar para começá-las. A melhor maneira de evitar isto é transformar essa tarefa em algo divertido, seja ouvindo musica durante o processo ou trocando de ambiente – por exemplo, organizar suas reuniões em outros lugares, como um parque.

  • Acredite ou não, a procrastinação bem sempre é sua inimiga. Se você não consegue fazer algo, investigue a fundo o motivo. Sua ideia ainda não formada? Você não se sente preparado? Use essas informações para cortar sua lista de atividades pela metade e focar-se no que é realmente importante.

É importante organizar seu dia de acordo com o ritmo natural do seu corpo. Ataque as atividades mais complexas quando sua energia estiver no nível máximo – para muitos, este horário é logo de manhã, após o café da manhã. Guarde as tarefas menos “intensas” para períodos como o final de tarde. Cada pessoa é diferente, então é importante conhecer o funcionamento natural de seu corpo para otimizar seu tempo.

Topo