Fotos

10 dicas para seu negócio decolar em 2015

Muitas pessoas aproveitam um novo ano para finalmente planejar o sonho de ter seu próprio negócio ou melhorar o que já existe. É preciso ter muita força de vontade e não desistir no primeiro erro. Cadu Heilberg enfrentou, há4 anos, o desafio de reerguer o Bondinho, rede de supermercados de confeitaria.

  • É importante que você se dedique diariamente, desde o começo, tanto a um negócio que está começando agora quanto a algo que já existe. Só assim você fará acontecer. Segundo Cadu Heilberg, do Bondinho, dedicação é um dos pontos principais do sucesso de um negócio. “Talvez você precise abrir mão de assuntos pessoais por conta de sua empresa e deve aceitar isso.”

  • Apesar de parecer uma missão impossível, não tenha medo de assumir riscos e pensar com o lado emocional. Muitas pessoas têm medo de colocar muito do lado emocional no negócio, mas, segundo Heilberg, isso é preciso. Não se restrinja a ser 100% racional.

  • Para Heilberg, ter uma boa equipe faz parte da receita do sucesso. “Sempre procuro ter pessoas melhores do que eu ao meu lado”, conta. O êxito de seu negócio deve vir sempre acompanhado de boas companhias para sempre acrescentar o que cada um oferece de melhor.

  • É com essa pessoa que você vai dividir todos os problemas e conquistas da sua empresa. Procure alguém de confiança, com quem você esteja disposto a compartilhar todos os tipos de informações de seu negócio.

  • Não deixe você e seu negócio ficarem desatualizados. Procure saber quais são as últimas tendências do mercado para que você não seja deixado para trás pelos concorrentes que podem estar mais por dentro do que você.

  • Este é um ponto no qual poucas pessoas prestam atenção. É preciso ter muita atenção na hora de escolher o lugar físico onde sua empresa irá ficar. Apesar de parecer uma informação menos importante, não se engane: muitos negócios brilhantes não dão certo por conta de sua localização.

  • Para quem pretende abrir uma empresa em 2015, um das dicas mais importantes é: conheça seu concorrente. Não pense duas vezes antes de pesquisar sobre ele e entender como sua empresa funciona. Para quem já está estabelecido no mercado, não deixe de ter essa informação sempre atualizada.

  • “Negociar é uma coisa que as pessoas sempre devem estar dispostas a fazer”, afirma Heilberg. Não tenha medo de conversar e discutir valores com seus colegas de profissão.

  • Pense em números. Essa pode ser uma boa maneira de alcançar seus objetivos, já que explicitar os valores faz com que você tenha novas metas a serem perseguidas.

  • Entenda que é possível, sim, que as coisas não saiam como o planejado ou que você não atinja seus objetivos logo na primeira tentativa. Perder e errar não são defeitos. Saiba usar essas experiências para levar seu negócio para cima, e não para baixo.

É importante que você se dedique diariamente, desde o começo, tanto a um negócio que está começando agora quanto a algo que já existe. Só assim você fará acontecer. Segundo Cadu Heilberg, do Bondinho, dedicação é um dos pontos principais do sucesso de um negócio. “Talvez você precise abrir mão de assuntos pessoais por conta de sua empresa e deve aceitar isso.”

Topo