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13 conselhos práticos para liderar melhor

Além da responsabilidade, a liderança traz desafios que nem todos estão preparados para lidar. A relação com os funcionários e toda a dinâmica dos projetos depende da visão clara do líder, que precisa encontrar maneiras de conciliar todos os aspectos.

Atitudes simples, como ser específico na hora de pedir algo, e nunca repassar um problema para o resto da equipe, são formas práticas de se tornar um chefe mais completo e bem sucedido.

Veja na galeria de fotos 13 conselhos práticos para liderar melhor:

  • Dar atenção a feriados, eventos religiosos e datas importantes, como aniversários, é uma maneira efetiva mas pouco aproveitada de construir uma ótima relação com os membros de sua equipe. Extra: se tiver algum funcionário estrangeiro, aprenda algumas frases em sua língua natal como “Bom dia!” ou “Como vai?”.

  • Não há nada de errado em roubar boas estratégias de pessoas que marcaram sua vida, como o primeiro chefe que lhe ajudou ou um grande professor da faculdade. Ao copiar abordagens de sucesso, você fica um passo mais longe do erro.

  • Não espere o ano todo para avaliar o desempenho de sua equipe. Feedbacks frequentes são a melhor estratégia para manter os funcionários motivados e no caminho certo.

  • Como chefe, você precisa se relacionar com a equipe e com os clientes. Se um problema surge, é sua responsabilidade resolvê-lo. Tenha certeza que entendeu bem a situação antes de conversar com o seu time. Mantenha-os atualizados de seu progresso e feche o ciclo ao oferecer uma solução.

  • Dar as diretrizes de um projeto é um dos papeis do chefe. Mas como líder, seu objetivo é motivar seus funcionários a fazerem parte do que está acontecendo. Ao explicar porque algo está sendo efeito e qual sua importância, você salienta o espaço daquilo na visão geral. Algo que poderia demorar semanas para ficar pronto pode ser finalizado em apenas algumas horas se você tiver um funcionário motivado por trás.

  • O mantra de qualquer líder deve ser “Família em primeiro lugar”. Isto quer dizer que se um funcionário tem problemas urgentes familiares para resolver, esta deve ser sua prioridade nº 1. Essas situações tem uma grande influência no ambiente de trabalho, então é importante que sua equipe saiba que você valoriza ambos os espaços.

  • Há diversos livros sobre psicologia de trabalho e liderança que irão acelerar seu desenvolvimento como líder. Nunca pare de se aprimorar.

  • A maneira como você pede por algo influencia diretamente a qualidade do que você recebe. Seja específico. Se pedir para algum funcionário “dar uma olhada” em um projeto, talvez não receba o feedback que estava esperando. Uma melhor abordagem é explicar porque aquilo é importante (e porque a visão de outro membro da equipe é importante) e dizer: “Gostaria que você desse uma lida em XYZ”. Apenas uma pequena mudança já trará melhores resultados.

  • Ditar apenas sua visão das coisas não leva a lugar nenhum. Em vez disso, envolva sua equipe no planejamento dos objetivos e metas da empresa. Quando seu time está desafiando o status quo, você passa a realmente liderar. Crie reuniões semanais para que os funcionários tenham espaço para falar o que pensam, compartilhar ideias construtivas ou frustações com os projetos.

  • Existem dois motivos para um mau desempenho no trabalho: falta de habilidade ou falta de vontade. A falta de habilidade é fácil de ser resolvida: paciência, coaching, treinamento e apoio. A falta de vontade é mais complicada e exige tempo do empregador para descobrir como motivar seu funcionário. Ele entende como seu trabalho se encaixa ao resto da empresa? Há algo o bloqueando? É papel do líder encontrar a melhor forma de resolver o problema.

  • Quando sua equipe sabe que tem sua confiança, trabalha melhor. Gerentes inexperientes tendem a se intrometer naquilo que seus funcionários estão fazendo em vez de dar-lhes as ferramentas e o apoio para se saírem bem. É fácil se perder em tudo que pode dar errado, mas seu grupo terá resultados muito mais positivos com a sua confiança.

  • Seu melhor funcionário, que sempre lhe entrega trabalhos excelentes, perde um prazo final. Como líder, você precisa usar sua compaixão e empatia para tentar entender o que deu errado. Em vez de concluir algo ou tentar adivinhar o que acontece, espere 5 minutos, respire fundo e converse com seu empregado. Seja rígido com os resultados, e não com as pessoas.

Dar atenção a feriados, eventos religiosos e datas importantes, como aniversários, é uma maneira efetiva mas pouco aproveitada de construir uma ótima relação com os membros de sua equipe. Extra: se tiver algum funcionário estrangeiro, aprenda algumas frases em sua língua natal como “Bom dia!” ou “Como vai?”.

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