Fotos

6 dicas para falar sobre fraquezas em uma entrevista de emprego

Afinal, o que dizer quando seu entrevistador perguntar: qual é a sua maior fraqueza? São poucos os candidatos que não temem esta pergunta. Todos sabem que ela vai chegar, mas muitos não sabem o responder. Como qualquer outra pergunta durante a entrevista, a melhor abordagem é ser honesto. Mas há muitas pessoas que se sentem inseguras ao falar do assunto ou não sabem colocar em palavras o que pensam. O problema é que essa insegurança leva ao abuso dos clichês (quantas pessoas “muito perfeccionistas” você imagina que seu entrevistador já conheceu?) e a respostas ruins, que podem acabar arruinando sua chance com a empresa. Veja na galeria de fotos 6 dicas para falar sobre suas fraquezas em uma entrevista de emprego:

  • Quantas pessoas “muito perfeccionistas” você imagina que seu entrevistador já conheceu? A maioria deles desconsidera este tipo de resposta ensaiada. Use esta pergunta sobre suas fraquezas para contar uma dificuldade profissional que você conseguiu superar.

  • Sempre se certifique de falar apenas de seus pontos fracos em relação ao trabalho. Se você tiver abertura do entrevistador, não há problema em falar de suas fraquezas pessoais… Mas não é isso que eles estão à procura.

  • É lógico que você quer estar preparado para essas perguntas quase obrigatórias, mas não ensaie uma resposta. Esteja preparado no sentido de saber exatamente quais são suas fraquezas e como elas influenciam seu trabalho. Suas respostas devem mudar um pouco dependendo do tom da conversa com o entrevistado para que não pareça que você não está sendo autêntico.

  • Esteja preparado para compartilhar de algum exemplo de fracassos anteriores ou pontos fracos que você conseguiu transformar em aprendizados positivos. Não discuta áreas de oportunidades que ainda está melhorando. Ao falar de seu problema em ser pontual, por exemplo, você pode dizer que um antigo chefe lhe ensinou sobre como pequenos atrasos influenciam em todo o dia de trabalho e que desde então você se esforça para ser sempre o primeiro a chegar.

  • Seja honesto, mas esperto
    A melhor resposta para este tipo de pergunta é a mais honesta possível, porque dificilmente você será contratado para fazer aquilo que menos sabe. Por exemplo, qual é o problema se alguém que trabalhe na área de criação artística disser que sua maior fraqueza é mexer com números? Não é para isso que ele foi chamado. Para evitar falar de um ponto fraco que pode acabar com suas chances de conseguir o emprego, dê uma olhada na descrição da vaga para ver exatamente o que o empregador procura.

  • Se você não conhece a fundo suas fraquezas, faça um teste de personalidade on-line e aprenda com o resultado. Todos têm qualidades e defeitos específicos. Se você não conhece bem suas fraquezas, também não conhece seus pontos fortes e seu valor como profissional pode ser questionado a qualquer momento.

Quantas pessoas “muito perfeccionistas” você imagina que seu entrevistador já conheceu? A maioria deles desconsidera este tipo de resposta ensaiada. Use esta pergunta sobre suas fraquezas para contar uma dificuldade profissional que você conseguiu superar.

Topo