Conheça o Dia do Pi

Você vai precisar forçar um pouco a memória e voltar  às aulas de matemática. Você lembra qual número representa o Pi? Pode parecer estranho, mas este sábado (14) é o Dia do Pi. Em alguns países, como os Estados Unidos, a data é escrita com o mês antes do dia, ou seja, neste sábado a formação é 3/14/15, os cinco primeiros números que compõe este fenômeno da matemática.

Se você acha que isso de Dia do Pi faz tão pouco sentido quanto o número em si, veja na galeria de fotos 10 curiosidades sobre este dia fenomenal:

 

  • O Pi tem sido estudado há 4.000 anos. Isso é mais tempo do que a evolução da biologia, arte impressionista e até mesmo mais tempo do que o importante ocorrido do vestido azul e preto ou branco e dourado.

  • Muitos matemáticos acreditam que o Pi tem respostas para coisas misteriosas do universo. Vai saber.

  • O dia do PI será celebrado no dia 14 de março no Exploratorium em San Francisco exatamente à 1h59. Esse horário será muito especial no dia 3/14/15, então quem sabe algo extraordinário não acontece como, por exemplo, unicórnios se tornando real, ou algo do tipo.

  • No episódio “Wolf in the Fold” de Guerra nas Estrelas, Spock pifa o computador ao pedir que ele digite o último número da sequência do pi. Ele é, na verdade, a única pessoa do mundo que foi capaz de resolver um problema usando um número irracional.

  • É mais correto dizer que um circulo tem um número infinito de cantos, do que dizer que ele não tem nenhum. Muitas pessoas já enlouqueceram pensando nisso.

  • Albert Eintein nasceu nesta data em 1879i. O que dizer sobre isso?

  • Não há registros da sequência “123456” nos primeiros milhões de dígitos no pi, o que faz com que o Dia do Pi seja milhões de vezes mais especial do que outro dia muito especial. Muito mais especial, muito mesmo.

  • No alfabeto grego, Pi é a 16ª letra. No alfabeto americano, p é também a 16ª letra, provando que Pi é o mesmo em todas as línguas. Incrível.

  • Sem dúvida, obcecados pelo Pi e por matemática são definitivamente melhores do que os obcecados pelo novo cabelo da Kim Kardashian.

  • O Pi tem 6,4 bilhões de dígitos. Se alguém decidisse falar todos eles em voz alta, levaria aproximadamente 133 anos sem parar. Mesmo se isso acontecer antes do próximo dia especial do Pi, é provável que o conquistador do fato esteja velho demais para comemorar.

O Pi tem sido estudado há 4.000 anos. Isso é mais tempo do que a evolução da biologia, arte impressionista e até mesmo mais tempo do que o importante ocorrido do vestido azul e preto ou branco e dourado.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).