5 lugares que você não pode deixar de conhecer em Istambul

Istambul é uma cidade vibrante, cosmopolita e única. Não é a toa: é onde os continentes europeu e asiático se convergem, além de já ter servido como capital de dezenas de civilizações no passado.

Mas a cidade turca tem um “problema”: a abundância de atrações históricas e imperdíveis. São tantos prédios, palácios, construções, galarias de artes e restaurantes renomados e locais que pode ser quase impossível escolher o que visitar primeiro – principalmente se você tiver pouco tempo.

O site Luxury Launches, em parceira com o hotel The Grand Tarabya, organizou uma lista com as 5 coisas que você não pode deixar de conhecer em Istambul. Veja na galeria de fotos:

  • Você não precisa ficar preso dentro de um shopping center para descobrir as lojas mais luxuosas de Istambul: elas estão no Nisantasi, um bairro da cidade conhecido por oferecer marcas como Louis Vuitton e Cartier, mas sem esquecer da cultura local. O lugar é como um centro cultural, com galerias de artes, restaurantes renomados e diversas opções de lojas.

  • Guerras são disputadas, as economias sobem e descem, mas por sorte, alguns vestígios de épocas de ouro como o império turco-romano ainda sobrevivem. O Palácio Dolmabahçe é um deles e é totalmente inacreditável: são 285 cômodos, quatro grandes salões de festas, seis galerias de arte, cinco escadarias e 43 banheiros. Foram usados 14 toneladas de ouro e 6 toneladas de prata na construção do prédio. Este é um passeio que os apaixonados por luxo e arquitetura não podem deixar de fazer.

  • Como a maioria das atrações em Istambul, a cisterna tem uma história curiosa. Construída para abastecer o Grande Palácio de Constantinopla e outros prédios nos arredores, a obra foi concluída em poucos meses, no ano de 532 e tinha capacidade para até 30 milhões de litros de água. Esquecida pelas autoridades da época um pouco antes da queda de Constantinopla e só foi redescoberta em 1545. Após passar por uma renovação de 2 anos em 1985, a cisterna é um dos passeios mais populares de Istambul.

  • O meze é um dos pratos mais democráticos e mais pedidos de Istambul. Consiste em uma seleção patês e pastas, que são colocados no centro da mesa e divididos. Geralmente, é acompanhando por pão torrado. Os “dips” mais famosos são a pasta de tomate e pimenta (ezme), patê de berinjela com iogurte (patl?can ezmesi) e iogurte com hortelã (haydari)

  • A viagem pelo estreito de Bósforo é um dos programas turísticos mais “menosprezados” da cidade; o que é entendível, já que Istambul sofre de uma abundância de atrações históricas e às vezes não há tempo para conhecer tudo. Mas navegar entre dois continentes tem algo de especial. Você vai passar pelo magnifico Palácio Dolmabahçe, que fica situado no lado europeu do estreito, e minutos depois passará em frente ao Palácio de Küçüksu, na parte asiática. Pelo caminho, há diversas mesquitas lado a lado nas margens do estreito.

Você não precisa ficar preso dentro de um shopping center para descobrir as lojas mais luxuosas de Istambul: elas estão no Nisantasi, um bairro da cidade conhecido por oferecer marcas como Louis Vuitton e Cartier, mas sem esquecer da cultura local. O lugar é como um centro cultural, com galerias de artes, restaurantes renomados e diversas opções de lojas.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).