Fotos

10 dicas para cuidar da pele durante o inverno

Frio é sinônimo de clima seco e de baixa umidade no ar. Essa combinação pode deixar a pele ressecada e com aspecto ruim nas extremidades. Além disso, o frio pode tirar o brilho natural do rosto.

A dermatologista Giovana Moraes afirma que, apesar de ser mais difícil, é possível cuidar da pele mesmo com o clima adverso.

Veja dez dicas de Giovana para ficar com a pele boa durante o inverno e ainda prevenir o envelhecimento:

 

  • Não tome banho quente demais

    Evite banhos longos e com a temperatura muito alta, eles deixam a pede ressecada e estimulam a oleosidade do couro cabeludo, o que pode causar o surgimento de caspas e seborreia.

  • Hidrate-se muito e sempre

    Use cremes hidratantes e óleos de banho. Produtos com ureia, semeste de uva e vitamina C são os mais recomendados. Não esqueça de passar creme nas partes mais ásperas do corpo, como cotovelos, calcanhares e joelhos.

    Para o rosto, é preciso usar um hidratante específico.

  • Evite o ar-condicionado

    Mesmo que seja mais usado no verão, é normal que o ar fique ligado no trabalho e no carro. No entanto, ele “rouba” água do corpo e resseca a pede. Por isso, tente ficar longe.

  • Não abuse do secador e da chapinha

    Como o clima no inverno é muito seco, os fios de cabelo tendem a ressecar e ficam mais quebradiços. O ideal é deixar que eles sequem naturalmente pelo menos uma vez por semana. Além disso, faça hidratação no cabelo a cada 15 dias.

  • Use água termal

    Esse produto tem componentes que ajudam a equilibrar o pH da pede, como selênio, cálcio e manganês. Usar água termal hidrata a pede e previne contra a poluição e o vento. Passe no rosto antes do hidratante.

  • Use filtro solar

    Mesmo nos dias nublados, os raios UVA e UVB atingem a pele. É importante usar filtro com fator mínimo de proteção 30. Uma alternativa são os produtos chamados BB creams, que combinam hidratante, protetor solar e base para o rosto.

  • Tome muita água

    A indicação de beber dois litros de água diariamente não serve só para o verão. No inverno, é essencial se hidratar. A água ajuda a prevenir todos os problemas causados pela baixa temperatura e pela baixa umidade.

  • Use hidratantes labiais

    É normal que, no frio, apareçam rachaduras nos lábios, por isso, sempre ande com um hidratante para a boca. Use várias vezes ao dia.

  • Evite bebidas alcoólicas e alimentos oleosos

    Consumir bebidas alcoólicas e comidas calóricas podem piorar os cravos, espinhas e poros dilatados. Use loções adstringentes e hidratantes sem óleo.

  • Faça procedimentos estéticos mais agressivos

    O inverno é a melhor época do ano para fazer tratamentos com laser, como de rejuvenescimento e peeling.

Não tome banho quente demais

Evite banhos longos e com a temperatura muito alta, eles deixam a pede ressecada e estimulam a oleosidade do couro cabeludo, o que pode causar o surgimento de caspas e seborreia.

Comentários
Topo