Fotos

Como agir quando seu chefe dá em cima de você

Uma das situações mais incômodas e constrangedoras para um funcionário é ser cantado pelo chefe. Ao perceber que o comportamento dele ou dela está ultrapassando as barreiras, é difícil saber o que fazer, já que fazer uma acusação tão grave é sempre algo arriscado.

MAIS DICAS: 5 dicas para você deixar de sabotar seu desenvolvimento profissional

Reclamar com a área de recursos humanos – a mais indicada para auxiliar em momentos como esse – pode  não ser o ideal, justamente porque entre os envolvidos está alguém com cargo superior. Ele, ou ela, pode ficar sabendo e o clima ficará ainda mais constrangedor.

Veja como evitar essa situação e manter uma relação profissional com seu chefe na galeria de fotos:

 

  • Fique atento à mensagem que passa

    Preocupe-se com seu figurino e aja de modo que fique claro que existe seriedade em relação à sua vida profissional e que você não quer nada além de trabalhar naquele ambiente.

  • Diga que quer uma relação estritamente profissional

    Seja direto e respeitoso. Tente algo como “desculpa se passei a impressão errada, mas eu gostaria de manter nossa relação no âmbito profissional”.

  • Registre os acontecimentos

    Se as cantadas e situações constrangedoras continuarem, comece a anotar. Deixe registrado detalhadamente as datas de quando aconteceu.

  • Consulte um advogado

    Não necessariamente é preciso abrir um processo contra a pessoa que comete o assédio, mas é importante saber quais são seus direitos e que leis federais, estaduais e municipais te defendem neste caso.

  • Reclame para a área de recursos humanos

    Só faça isso quando estiver exausto de tentar fazer seu chefe se afastar e nenhuma outra solução tiver dado certo. Tenha em mente que o departamento de rh trabalha para seu superior, não para você.

  • Abra um processo

    Esse deve ser realmente o último dos recursos. De acordo com advogados trabalhistas, de 80% a 90% dos casos resultam em acordos entre as partes.

Fique atento à mensagem que passa

Preocupe-se com seu figurino e aja de modo que fique claro que existe seriedade em relação à sua vida profissional e que você não quer nada além de trabalhar naquele ambiente.

Comentários
Topo