Fotos

Como manter uma boa equipe

Bruce Kassanoff

Funcionários talentosos são o espírito de qualquer negócio. Sem uma equipe boa e preparada, cumprir as tarefas do dia a dia é muito mais difícil e trabalhoso. Porém, com diversas pessoas qualificadas o ego, a ambição financeira e outros aspectos pessoais podem se sobressair e atrapalhar o grupo.

Há maneiras de contornar essa situação e manter o ambiente de trabalho estável e harmonioso. Veja cinco maneiras de manter seu time alinhado e unir as qualidades de cada um:

  • Cultive mais diferenças que semelhanças
    Funcionários talentosos não são iguais. Não tente adotar medidas iguais para todos, porque cada um tem um jeito único. Se todos forem iguais e pensarem da mesma maneira nenhum deles será mais talentoso.

  • Recompense as pessoas de maneira personalizada
    Como todos são diferentes, faz sentido tratá-los de formas diferentes. Conheça a personalidade de cada um e respeite o modo como eles gostam de trabalhar, desta forma é possível entender o que os motiva.

  • Dê escolhas aos funcionários
    Há duas maneiras de se aproximar dos seus empregados: coletar dados implícita e explicitamente. A primeira pode ser feita os observando a tirando conclusões, a outra, perguntando. Ambas são boas, mas o ideal é usar as duas.
    É importante perguntar o que ele prefere entre flexibilidade e salário mais alto, por exemplo. Eles precisam participar das decisões.

  • Recompense quem é justo, não penalize
    Se um empregado disser que prefere ficar mais tempo com a família a ganhar mais, ele não deve ser prejudicado. Preferências pessoais, como não viajar a trabalho, devem ser respeitadas. Elas não dizem nada sobre talento ou potencial.

  • Aumente
    Se a prioridade é manter uma equipe talentosa, não há escolha se não criar uma estratégia de crescimento para o negócio, caso contrário todos os anos serão iguais.

Cultive mais diferenças que semelhanças
Funcionários talentosos não são iguais. Não tente adotar medidas iguais para todos, porque cada um tem um jeito único. Se todos forem iguais e pensarem da mesma maneira nenhum deles será mais talentoso.

Comentários
Topo