Fotos

Dassault apresenta Falcon 5X em Bordeaux

A francesa Dassault apresentou seu mais novo jato, Falcon 5X, no Charles Lindbergh Hall, sua sede em Bordeaux, na França, na última terça (2).

Um dos destaques é a cabine para 16 lugares. Com preço por volta de US$ 45 milhões, não faltam compradores: mais de 40 modelos já foram vendidos no mundo.

Veja tudo sobre o novo Falcon 5X na galeria de fotos:

  • “O 5X foi criado para responder à demanda por aeronaves da categoria que proporcionem mais espaço e conforto”, afirma Eric Trappier, CEO e chairman da empresa. “O bom desempenho de velocidade e a economia operacional são as marcas registradas do Falcon.”

  • O desenvolvimento do jato contou com a nova ferramenta da Dassault, o simulador FalconScan. Ela é capaz de diagnosticar falhas de bordo e já provou seu funcionamento em testes no solo. Além disso, o Falcon tem os controles de voo mais avançados da indústria.

  • Segundo a Dassault, o 5X irá redefinir a experiência de viagens aéreas. A espaçosa cabine é projetada para fornecer áreas de privacidade e relaxamento, assim como áreas comuns, onde equipes podem se encontrar para uma reunião, por exemplo.

  • Uma das principais características a bordo do 5X é a sua conexão sem fio. Os passageiros podem acessar não só seus tablets e smartphones como passar todo o conteúdo para as telas do avião via wireless.

  • O sistema de circulação de ar foi desenvolvido pela Dassault para o Falcon 5X para facilitar a respiração dos passageiros. Mesmo que o avião esteja a 12.500 m de altura, quem estiver dentro dele irá sentir como se estivesse a não mais que 1.200 m.

  • O novo modelo tem um cuidado extra com o espaço interno na cabine: 1,98 m de altura e 2,18 m de largura, a maior seção transversal entre qualquer jato executivo.

  • O modelo aposta nos benefícios da luz natural: são 28 janelas, 30% maiores do que as dos Falcons anteriores.

  • Outro destaque do Falcon 5X é sua autonomia de voo: 9.630 km, o bastante para conectar as principais cidades do mundo, com velocidade máxima de 685 km/h.

  • Design e tecnologia foram alinhados no desenvolvimento das turbinas. O espaço livre entre as lâminas e a cobertura do motor desempenha um papel importante em como combustível é convertido em energia. O motor Silvercrest detecta automaticamente e ajusta a folga para fechar lacunas e ganhar eficiência.

  • Também foram tomadas precauções de segurança. O Silvercrest é auxiliado por um sofisticado sistema de monitoramento aéreo, o sistema de vigilância e segurança mais avançado atualmente.

  • Da ponta do leme ao chão, o 5X tem uma altura de 7,47 m.

  • A largura de 25,94 m entre as asas traz estabilidade – logo, conforto – aos passageiros do 5X. O comprimento também chama atenção, são 25,17 m de uma ponta à outra.

  • O Dassault Falcon 5X custa por volta de US$ 45 milhões. Mais de 40 unidades já foram vendidas no mundo.

  • A montagem final e os últimos testes do Falcon 5X acontecerão em Mérignac, cidade próxima a Bordeaux, onde a Dassault já entregou mais de 8.000 aviões civis e militares, incluindo 2.300 Falcons, desde sua inauguração, em 1949.

“O 5X foi criado para responder à demanda por aeronaves da categoria que proporcionem mais espaço e conforto”, afirma Eric Trappier, CEO e chairman da empresa. “O bom desempenho de velocidade e a economia operacional são as marcas registradas do Falcon.”

Comentários
Topo