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10 dicas do que fazer quando mudam suas responsabilidades na empresa

O que fazer se suas responsabilidades no trabalho mudarem radicalmente? Você não foi promovido, mas colocado para cumprir tarefas completamente diferentes de seu trabalho inicial. Não é comum, mas pode acontecer.

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Veja na galeria de fotos 10 dicas de como reagir a essa situação:

  • Converse com seu supervisor e seja o mais direto possível

    Pergunte por que seu papel na empresa foi mudado e como você pode continuar a contribuir. Descubra se a mudança foi baseada no seu desempenho ou em uma nova estratégia, e lembre-se de ser o mais cordial e profissional possível.

    Se você quer voltar ao seu departamento anterior, verifique com o seu chefe a possibilidade de ter algumas de suas responsabilidades antigas de volta.

  • Use a oportunidade para aprender e melhorar

    Encare a situação como uma experiência de aprendizado, pois você pode descobrir coisas novas sobre si mesmo.

    Se a mudança foi baseada em seu desempenho, procure por oportunidades de melhorar suas deficiências. Se a mudança for baseada em uma nova estratégia, peça mais informações sobre qual direção a empresa quer tomar e encontre formas de obter novas habilidades para manter seu valor para a organização.

  • Solicite outras recompensas ao seu supervisor

    Se você ganhou novas responsabilidades sem uma promoção ou aumento, peça ao seu supervisor alguns benefícios, como alguns dias a mais de férias, mais tempo de almoço ou a possibilidade de trabalhar de casa uma vez por semana. Converse com seu chefe sobre compensações justas.

  • Não reclame

    Evite reclamar sobre a situação ou demonstrar uma atitude negativa. Tente uma abordagem de longo prazo, pois o tempo de adaptação da mudança pode não ser tão rápido, assim como o impacto em sua carreira.

  • Mantenha uma atitude positiva

    O mais importante nesse tipo de situação é pensar nos ganhos que se pode ter. Por exemplo: você pode tornar-se mais criativo e, portanto, mais bem-sucedido se encarar a situação de forma positiva.

  • Lembre-se de que mudanças são inevitáveis

    A única coisa que você pode controlar é a sua atitude e como se adapta a situação. Tempos difíceis não duram para sempre.

  • Descubra por quanto tempo você ficará nessa situação

    Se a empresa passa por tempos difíceis, você está fazendo o trabalho por duas pessoas sem nenhuma compensação e a situação parece que não vai mudar tão rápido, considere procurar um novo trabalho.

    Mesmo que você goste do seu emprego atual e da empresa, o stress adicional por ter de lidar com responsabilidades adicionais sem um reconhecimento oficial pode fazer disso uma luta. Por que enfrentar isso quando um novo trabalho pode te revigorar?

  • Converse com seus colegas

    Seus colegas podem se tornar seu grupo de apoio. É importante conversar com pessoas que passam pela mesma situação que a sua. E, no trabalho, duas cabeças pensam melhor do que uma. Lembre-se de não fazer fofoca ou dizer algo que possa prejudicar sua carreira em um futuro próximo.

  • Receba o treinamento necessário

    Você pode precisar de um treinamento adicional para ajudar a desenvolver suas novas atividades. Se você não receber a orientação necessária, a empresa pode culpar o funcionário injustamente por falhas.

  • Compartilhe seus pensamentos com seu chefe

    É importante que seu superior saiba que você está agindo de forma proativa em seu novo papel.

Converse com seu supervisor e seja o mais direto possível

Pergunte por que seu papel na empresa foi mudado e como você pode continuar a contribuir. Descubra se a mudança foi baseada no seu desempenho ou em uma nova estratégia, e lembre-se de ser o mais cordial e profissional possível.

Se você quer voltar ao seu departamento anterior, verifique com o seu chefe a possibilidade de ter algumas de suas responsabilidades antigas de volta.

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