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10 dicas para trabalhar melhor com seus colegas

Quando uma equipe consegue trabalhar bem e de maneira unida, todos são beneficiados. Por isso, é muito importante se esforçar para ter uma boa relação com seu colega no ambiente de trabalho e estar aberto a conhecer melhor seus companheiros.

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É incômodo sentir que seus colegas não têm uma boa relação ou que o trabalho em equipe é ruim, mas há diversas maneiras de mudar essa situação. A conversa direta é sempre a mais efetiva, tanto dentro do escritório quanto fora dele. Conhecer um colega pessoalmente pode ajudar na relação profissional.

Veja na galeria de fotos dez dicas para sua equipe trabalhar melhor com você:

  • Transforme o trabalho em equipe em prioridade

    É preciso colocar o trabalho em grupo como parte do sistema de gerenciamento de desempenho. Estabeleça expectativas de como deve ser a performance deles juntos e, ao fim de um projeto ou do ano, faça uma avaliação sobre como todos se saíram como equipe.

  • Identifique os problemas

    Explore seus sentimentos e atitudes em relação aos seus colegas de trabalho e aos sinais que você passa. Preste atenção em como eles agem com você. Se eles forem difíceis ou tiverem comportamento estranho, pode ser uma reação deles aos seu comportamento.

  • Não reclame com seus superiores

    Esse comportamento parece infantil e só piora a situação. Falar com o gestor sobre o relacionamento com colegas deve ser o último recurso – tente tudo antes de reclamar com seu superior.

  • Peça conselhos

    Reclamar sobre um colega é uma má ideia, mas você pode pedir conselhos a ele sobre relacionamentos. Eles vão gostar da iniciativa de querer melhorar a dinâmica do grupo e verão você como parte da equipe.

  • Comunique-se diretamente com seus colegas

    Esse é um dos fatores mais importantes em um relacionamento. Mesmo que a relação entre você e um colega não seja das melhores, é preciso se esforçar para melhorar a situação e falar diretamente com a pessoa. Peça para conversar e expresse o que sente, sem acusá-la de nada.

  • Acredite na lei da reciprocidade

    Se você ajudar seus colegas, eles se sentirão na obrigação de agradecer. Se estiver com tempo de sobra, pergunte se eles precisam de auxílio. Isso pode melhorar a relação de trabalho entre todos.

  • Incentive seus colegas a trabalhar juntos

    Apresente seu projeto atual e mostre como vocês podem se ajudar se trabalharem juntos. Explique que uma relação melhor e mais próxima pode trazer melhores resultados, o que pode levar a uma promoção para os dois. Além disso, reforce que o trabalho individual pode ser mais difícil.

  • Comemore e reconheça o bom trabalho em equipe

    Infelizmente, poucos funcionários se esforçam para trabalharem juntos, a não ser que haja uma recompensa em jogo. Explique aos seus colegas como todos podem se beneficiar se agirem como uma equipe. Se não der certo, converse com seu chefe sobre a possibilidade de implementar algum tipo de programa de reconhecimento, como jantares, certificado ou até bônus. Isso pode motivar os integrantes de um grupo.

  • Saia para comer ou beber algo

    Às vezes, quando colegas não trabalham bem juntos, pode ser porque não se conhecem bem. A melhor maneira de mudar essa situação é passar mais tempo com a pessoa fora do escritório. Chame o colega para almoçar e converse como se fosse um amigo. Use esse tempo para descobrir o que há em comum entre vocês.

  • Descubra quais os desafios e obstáculos deles

    Não tente adivinhar os motivos pelos quais um colega não trabalha bem com você – nem sempre é pessoal. Ele pode ter dificuldades e, se for o caso, ofereça ajuda.

Transforme o trabalho em equipe em prioridade

É preciso colocar o trabalho em grupo como parte do sistema de gerenciamento de desempenho. Estabeleça expectativas de como deve ser a performance deles juntos e, ao fim de um projeto ou do ano, faça uma avaliação sobre como todos se saíram como equipe.

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