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5 coisas que prejudicam sua produtividade no trabalho (e como corrigí-las)

Quão cuidadoso e aplicado você é no trabalho?

Calcula-se que cerca de US$ 1,8 trilhão é perdido pelos norte-americanos por ano por distrações no local de trabalho, de acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos. As causas dessa perda de produtividade são atribuídas a vícios: desde ir ao trabalho de ressaca a apenas conectar-se no Facebook durante o expediente.

FOTOS: 11 dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Veja, na galeria de fotos, alguns hábitos que podem atrapalhar sua produtividade e como corrigí-los:

  • Fazer tudo ao mesmo tempo

    Tentar realizar muitas tarefas ao mesmo tempo pode resultar em um desempenho ruim no trabalho.

    Em vez disso, liste suas tarefas diárias e siga-as sequencialmente com pequenas pausas entre elas para recuperar a concentração.

  • Procrastinação

    O ato de protelar uma tarefa por falta de força de vontade é chamado de “fadiga de decisão”, um termo cunhado pelo psicólogo social Roy F. Baumeister. Após passar o dia todo tomando pequenas decisões, você deixa de utilizar a energia mental para as atribuições que realmente importam.

    Para evitar este problema, tente realizar suas tarefas mais importantes primeiro.

  • Reuniões demais

    Um estudo da Microsoft de 2008 descobriu que os funcionários gastam em média 5,6 horas por semana em reuniões e 69% dos entrevistados afirmaram que elas não eram produtivas.

    A sugestão é que reuniões sejam usadas apenas para comunicar decisões já tomadas.

    Além disso, é indicado que se use chats ou sistemas de envio de mensagens para atualização rápida dos acontecimentos entre os funcionários.

  • Mídias sociais

    Não é de se surpreender que cerca de 44% dos norte-americanos culpam a internet por distraí-los no trabalho. 36% deles culpam ainda as mídias sociais, de acordo com uma pesquisa do site CarrerBuilder.

    Você pode baixar o aplicativo SelfControl, que bloqueia o acesso a sites que possam te distrair.

  • Colegas barulhentos

    Uma pesquisa de 2013 do Ask.com descobriu que o barulho dos colegas é reportado como sendo o fator que mais atrapalha a produtividade no trabalho.

    Em vez de ser distraído pelos seus colegas de trabalho, tente escapar disso passando algum tempo sozinho ou reportar o incômodo ao seu colega ou ao seu chefe.

Fazer tudo ao mesmo tempo

Tentar realizar muitas tarefas ao mesmo tempo pode resultar em um desempenho ruim no trabalho.

Em vez disso, liste suas tarefas diárias e siga-as sequencialmente com pequenas pausas entre elas para recuperar a concentração.

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