Fotos

7 desafios que pessoas bem-sucedidas sabem superar

Há várias maneiras de lidar com os problemas. Enquanto alguns enxergam as dificuldades como barreiras, outros são capazes de perceber os desafios como obstáculos a serem superados. Essa diferença sutil pode determinar se você será um profissional bem-sucedido ou não. A confiança daqueles que conseguem vencer na vida é impulsionada pela capacidade de deixar de lado os pensamentos negativos, que prejudicam muito.

Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, estudou o tema e descobriu que existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que acreditam que suas falhas pessoais não podem ser controladas e as que lidam com os erros como ações a serem corrigidas.

VEJA TAMBÉM: Como pessoas bem-sucedidas evitam as que são negativas

Segundo o especialista, o sucesso não é a única coisa que pode ser determinado pela mente humana. Ele descobriu, por exemplo, que a depressão atinge muito mais aqueles que atribuem seus fracassos às dificuldades pessoais. Ele explica que os otimistas se saem melhor em momentos de crise porque tratam seus erros como experiências de aprendizagem e sempre acreditam que podem fazer melhor no futuro.

Manter a cabeça no lugar muitas vezes não é fácil, mas existem 7 atitudes que podem ajudar nessa tarefa.

Veja na galeria de fotos:

  • Não se importe com a idade

    A idade é apenas um número. Pessoas bem-sucedidas não deixam que os anos definam suas personalidades e, muito menos, o que são capazes de fazer.

    Algumas pessoas têm o costume de dizer o que se deve ou não fazer de acordo com a idade. Não dê ouvido a elas. Indivíduos de sucesso não se abalam por esse tipo de comentário. Eles permitem que somente suas próprias vontades e paixões conduzam suas ações.

  • Não se guie pelo que os outros pensam

    Só você sabe o que é melhor para você e para a sua felicidade. Embora seja impossível se desligar de todas as opiniões alheias, você não deve suas realizações a ninguém e não deveria levar em consideração críticas de pessoas que querem colocá-lo para baixo. Não importa o que os outros dizem ou pensam, sua autoestima deve ser controlada somente por você.

    Pessoas bem-sucedidas sabem que ligar para opiniões alheias é uma perda de tempo e energia. Quando esses indivíduos se sentem bem com alguma conquista própria, eles não deixam que nada nem ninguém tirem isso deles.

  • Evite pessoas tóxicas

    Pessoas de sucesso acreditam em uma máxima: você é a média das cinco pessoas com quem você mais passa o seu tempo. Pense nisso. Algumas das empresas mais bem-sucedidas atualmente foram fundadas por duplas brilhantes: Steve Jobs e Steve Wozniak, da Apple, moravam na mesma vizinhança; Bill Gates e Paul Allen, da Microsoft, conheceram-se na escola; e Sergery Brin e Larry Page, do Google, estudaram na mesma universidade.

    Da mesma forma que o seu envolvimento com personalidades fortes pode o ajudar a alcançar o sucesso, a companhia de pessoas tóxicas consegue o prejudicar na mesma proporção. Seja por maldade, loucura ou tristeza, essas pessoas criam conflitos desnecessários que devem ser evitados a todo custo.

    Se você está infeliz com as pessoas que estão na sua vida, comece a olhar mais à volta. Muitas vezes aqueles que o cercam diariamente são as raízes dos seus problemas.

  • Não tenha medo

    O medo não é nada além de uma emoção persistente alimentada pela sua imaginação. É diferente do perigo, algo real, como a sensação de adrenalina que você sente se passa por uma situação perigosa. Pessoas bem-sucedidas sabem lidar com o medo. Elas normalmente são viciadas na sensação de euforia que sentem ao superar seus receios.

    Nunca deixe de fazer qualquer coisa por medo. A pior coisa que pode acontecer é se permitir morrer por dentro enquanto ainda está vivo.

  • Evite a negatividade

    A vida nem sempre segue da maneira como desejamos, mas, independentemente disso, pessoas bem-sucedidas, em vez de lamentarem sobre aquilo que poderiam ter sido e não foram, preferem refletir sobre o que aconteceu e agradecem, constantemente, por tudo o que já conquistaram. A partir daí, buscam as melhores soluções para resolverem seus problemas e seguirem em frente.

    Se a negatividade vem de outra pessoa, tente evitá-la ao máximo.

  • Não se prenda ao passado e ao futuro

    Assim como o medo, a percepção de passado e futuro são produtos da sua mente. Afinal, nenhum tipo de culpa é capaz de mudar o passado e nenhuma ansiedade pode transformar o futuro.
    Pessoas bem-sucedidas sabem disso e se focam em viver apenas o presente. É impossível alcançar seus objetivos se você está constantemente em outro lugar e é incapaz de se agarrar à realidade de um exato momento.

    Para viver no presente, você deve fazer duas coisas:

    1) Aceitar o que já foi. Se você não fizer as pazes com o seu passado, ele nunca o deixará em paz e, provavelmente, irá interferir no seu futuro. Pessoas de sucesso sabem que olhar para trás deve servir para perceberem o quão longe já chegaram.

    2) Aceitar as incertezas do futuro e não criar grandes expectativas. Preocupações não se encaixam no presente. Como já dizia o escritor Mark Twain, “preocupar-se é como pagar uma divida que você não deve”.

  • Não se abale com os problemas mundiais

    Quando você acompanha o noticiário, certamente se depara com situações de violência, economias instáveis, empresas que vão à falência e desastres naturais. É comum pensar que o mundo está indo de mal a pior. As pessoas bem resolvidas não se preocupam com isso, pois não se apegam a situações que não podem controlar. Em vez disso, focam suas energias nas coisas pelas quais são gratas e sempre olham para os bons acontecimentos do mundo.

    Indivíduos assim focam seus esforços em fazer tudo o que podem para melhorar suas vidas, pois são esses pequenos passos que tornam o mundo um lugar melhor.

Não se importe com a idade

A idade é apenas um número. Pessoas bem-sucedidas não deixam que os anos definam suas personalidades e, muito menos, o que são capazes de fazer.

Algumas pessoas têm o costume de dizer o que se deve ou não fazer de acordo com a idade. Não dê ouvido a elas. Indivíduos de sucesso não se abalam por esse tipo de comentário. Eles permitem que somente suas próprias vontades e paixões conduzam suas ações.

Comentários
Topo