Fotos

Como expor sua marca pessoal em entrevistas de emprego

Processos seletivos podem ser muito complicados. Por causa do grande número de candidatos, é difícil saber qual o melhor modo de agir para impressionar o entrevistador. Para se diferenciar dos outros é importante ter uma marca pessoal.

MAIS DICAS: 8 dicas para não se tornar um acomodado no trabalho 

A postura de um candidato a uma vaga de emprego deve ser de alguém bem resolvido e seguro, mas, ao mesmo tempo, respeitoso. Na sua marca pessoal é importante ser autêntico e honesto. Desta forma, se a pessoa for a ideal para o cargo, o entrevistador lembrará dela na hora da escolha. Veja na galeria de fotos nove dicas sobre como sua marca pessoal pode ajudar a conseguir uma vaga:

  • Prepare-se

    Antes da entrevista, pesquise sobre a companhia, que serviços ela presta, quem são seus clientes. Além disso, prepare-se para possíveis perguntas que podem ser feitas e pense em outras para fazer. Uma entrevista é uma via de mão dupla e suas questões podem falar muito sobre sua marca pessoal.

  • Leve sempre documentos de apresentação

    Isso inclui um cartão pessoal, carta de recomendação, currículo e, caso trabalhe com criatividade, um portfólio. Todas elas devem ter o endereço do seu site e do seu perfil no LinkedIn. Levar esses documentos mostra que a pessoa está preparada.

  • Mostre linguagem corporal positiva

    Sente reto, sorria, tenha um aperto de mão firme e faça contato visual durante a entrevista. Estes aspectos fazem com que o entrevistador respeite mais o candidato. A primeira impressão é importante e estes sinais transmitem interesse.

  • Não tenha medo de fazer perguntas

    Muitos candidatos acham que eles são os únicos a serem entrevistados, mas é errado encarar desta forma. É preciso que o interessado também faça perguntas relacionadas à vaga e ao ambiente de trabalho. Descubra o que os entrevistadores gostamna empresa, como é um dia comum e a organização da companhia. Isso é bom tanto para tirar dúvidas sobre a empresa quanto para mostrar interesse na vaga.

  • Conte histórias

    Não conte fatos isolados sobre o seu currículo, conte histórias. Use o poder delas para falar sobre aspectos importantes da sua vida e para tornar os fatos de sua carreira profissional mais interessantes para o entrevistados.

  • Seja você mesmo

    Não tente esconder sua verdadeira personalidade durante a entrevista. É importante ser honesto para criar uma ligação com o entrevistador. É possível que haja interesses em comum com ele e não é preciso ter vergonha de falar sobre isso – tudo pode ser usado como vantagem na hora da escolha.

  • Discuta talentos e habilidades

    Fale sobre os talentos que fazem com que você se destaque de outros candidatos. Se você for especialista em determinado assunto, foque nisso durante a entrevista.

  • Termine a entrevista de modo marcante

    É importante ser marcante e autêntico, então, tente encerrar a entrevista de modo que a outra pessoa lembre especialmente de você quando for analisar todos os candidatos.

  • Mantenha contato

    Depois da entrevista, escreva uma mensagem de agradecimento. Isso pode ajudar a manter contato e a construir uma rede de conexões.

Prepare-se

Antes da entrevista, pesquise sobre a companhia, que serviços ela presta, quem são seus clientes. Além disso, prepare-se para possíveis perguntas que podem ser feitas e pense em outras para fazer. Uma entrevista é uma via de mão dupla e suas questões podem falar muito sobre sua marca pessoal.

Comentários
Topo