Fotos

Como falar sobre seus pontos fracos na entrevista de emprego

Grande parte de quem está à procura de um emprego conhece a temida pergunta “qual o seu ponto fraco?”. É difícil saber o que responder.

FOTOS: 15 perguntas para fazer em uma entrevista de emprego

Dizer que você é perfeccionista ou que trabalha exaustivamente a ponto de não se permitir descansar não são boas escolhas. Você pode parecer exagerado ou prolixo.

MAIS FOTOS: O que fazer se o entrevistador do processo seletivo for antipático

Veja na galeria de fotos seis dicas para falar sobre as fraquezas numa entrevista de emprego:

  • Conheça seus pontos fracos

    É essencial saber no que você não é bom. Afinal, quem não conhece seus pontos fracos, não conhece também os fortes. Seu valor no trabalho pode ser questionado por isso. Se você não tem isso claro, faça um teste de personalidade e descubra.

  • Seja honesto

    A melhor maneira de responder essa pergunta é de forma verdadeira, porque dificilmente você será contratado para fazer algo que não leva jeito. Mas não fale muito mal de você. Para evitar mencionar o ponto fraco que pode arruinar suas chances de conseguir o emprego, reveja a descrição do trabalho para saber exatamente o que o empregador procura.

  • Conte como você consegue superar a fraqueza

    Lembre-se de mencionar um exemplo de falha e fraqueza que você conseguiu superar com sucesso. Não discuta coisas nas quais você ainda está batalhando para dominar.

  • Não prepare uma resposta exata

    Certamente você quer estar preparado para o teste que o recrutador fará. Pense no seu ponto fraco, mas não ensaie uma resposta, ela deve mudar de acordo com o tom da conversa. Você não vai querer que pareça encenado e sem autenticidade.

  • Apenas discuta pontos fracos relacionados ao trabalho

    Tenha certeza do que deve ser discutido na entrevista: tópicos relacionados ao trabalho. É muito inapropriado trazer dramas pessoais para a ocasião.

  • Não diga que você é perfeccionista

    As respostas mais comuns em entrevistas de emprego são “eu sou perfeccionista” e “trabalho tanto que não me permito descansar”. Use a questão do ponto fraco como uma oportunidade para compartilhar como você superou um desafio profissional e como hoje é melhor por isso.

Conheça seus pontos fracos

É essencial saber no que você não é bom. Afinal, quem não conhece seus pontos fracos, não conhece também os fortes. Seu valor no trabalho pode ser questionado por isso. Se você não tem isso claro, faça um teste de personalidade e descubra.

 

Comentários
Topo