Fotos

Soho House, o clube de luxo de Berlim que já foi ministério de Hitler

Nos últimos cinco anos, desde sua inauguração em 2010, a sede em Berlim do Soho House – uma série de clubes privados – tornou-se um ícone da Europa Central. Os itens de luxo, característicos desse tipo de empreendimento, foram aperfeiçoados pelo dono Nick Jones desde que ele abriu o primeiro Soho House, em 1995, em Londres.

VEJA TAMBÉM: 25 melhores cidades para viver em 2015

O clube foi criado para ser um refúgio para seus integrantes em vários locais do mundo. O lugar – que funciona como casa noturna, hotel ou ponto de encontro – oferece conforto e luxo em cada uma de suas unidades. A ideia foi inspirada nos cavaleiros do século 12 e é rentável até hoje. O ex-presidente norte-americano Bill Clinton comprou 60% do negócio de seus dois principais fundadores, Nick Jones e Richard Caring, por US$ 363 milhões, em 2012.

VIAJE: 6 destinos imperdíveis para fãs de livros

Os clubes são frequentados principalmente por pessoas de 20 a 35 anos. Berlim costuma atrair principalmente o público de moda, formado por estilistas, modelos e cabeleireiros, além de DJs e seus acompanhantes.

Veja na galeria de fotos algumas curiosidades sobre o Soho House Berlin:

  • O prédio onde fica o clube foi construído em 1929 para funcionar originalmente como uma loja de departamento. O dono do edifício de sete andares era um judeu, Hermann Golluber, que durante o governo nazista ofereceu estadia para seus clientestambém judeus. No entanto, isso não durou muito tempo e eles foram retirados de lá pelos agentes do Terceiro Reich. Golluber sobreviveu à guerra.

  • George Clooney escolheu um loft no prédio para se hospedar durante a filmagem de “Caçadores de Obras-Primas”, em 2013, que durou seis meses. Nessa época, o ator ainda estava solteiro e o Soho House seria um ótimo local para aproveitar a fase.

  • Dentre os itens de luxo adicionados por Nick nesta unidade estão uma piscina na cobertura, uma lareira que lembra um objetode arte, sofás no estilo de Las Vegas e camas para serem usadas durante o dia.

  • O local serviu como Ministério da Juventude de Hitler e depois como arquivo do Partido Comunista Alemão. Depois disso, abrigou o escritório de Wilhelm Pieck, único presidente da República Democrática Alemã. Por conta disso, os arquitetos do Soho House preservaram a biblioteca e transformaram a sala de Pieck em uma sala privativa para banquetes.

O prédio onde fica o clube foi construído em 1929 para funcionar originalmente como uma loja de departamento. O dono do edifício de sete andares era um judeu, Hermann Golluber, que durante o governo nazista ofereceu estadia para seus clientestambém judeus. No entanto, isso não durou muito tempo e eles foram retirados de lá pelos agentes do Terceiro Reich. Golluber sobreviveu à guerra.

Comentários
Topo