Fotos

10 dicas para melhorar a sua relação com colegas de trabalho

Quando os funcionários de uma mesma empresa trabalham bem juntos, todos se beneficiam. No entanto, muitas pessoas sabem que no dia a dia podem surgir alguns problemas e conflitos de interesse entre colegas de trabalho. Para saber como é possível contornar essas dificuldades, quatro especialistas da área de conflitos empresariais dão dicas de como trabalhar bem em equipe.

LEIA MAIS: 5 coisas que prejudicam sua produtividade no trabalho

Andy Teach, especialista em conflitos empresariais, Skip Weisman, profissional de comunicação interna, David Parnell, consultor jurídico e Deborah Shane, social media e profissional de marcas, sugerem 10 coisas que você pode fazer para manter uma boa relação profissional com os seus colegas de trabalho.

CARREIRA: 10 coisas a se fazer quando você odeia o seu trabalho

Veja a lista:

  • Priorize o trabalho em equipe

    Algo importante que deve ser levado em conta na análise de desempenho dos funcionários de uma empresa é a forma como eles trabalham em equipe. Para Weisman, a colaboração de um profissional com seus colegas de trabalho deve ser assunto prioritário desde o momento da contratação de um novo funcionário.

    “Cada empresa deve medir e avaliar o desempenho de cada um de seus membros quando o assunto é trabalho em equipe. Se essa análise não é feita, o assunto não será levado como prioridade pelos funcionários e a empresa pode começar a passar por certos conflitos internos”, explica o profissional.

  • Fique atento ao real problema

    Parnell conta que grande parte da comunicação que ocorre dentro dos ambientes profissionais vem do subconsciente das pessoas. “Se os seus colegas parecem estar te tratando mal, talvez essa seja apenas uma reação aos sinais que você mesmo está passando a eles, seja isso consciente ou inconscientemente”, afirma o especialista.

    De acordo com o consultor, é preciso explorar alguns sentimentos com os seus colegas de trabalho para descobrir onde está o problema, pois, para ele, tanto os relacionamentos sociais como profissionais devem ser extremamente expressivos e claros.

  • Não faça reclamações ao seu chefe

    Apontar as falhas de um colega ao seu supervisor só tornará as coisas piores em seu ambiente de trabalho. “A pior maneira de tentar reverter uma situação difícil com um membro da sua equipe é se queixando dele ao seu chefe, pois isso só vai fazer com que a pessoa passe a cooperar com você de maneira falsa”, explica Parnell.

    Segundo o especialista, é preciso antes tomar todas as medidas necessárias para remediar o conflito entre você e a pessoa, para somente em último caso, levar o problema à direção da empresa.

  • Peça por conselhos

    Para Teach, o fato de que não é aconselhável reclamar de um colega de trabalho para a diretoria, não significa que você deva se privar de pedir conselhos ao seu supervisor sobre como melhorar a sua relação com os demais funcionários da empresa.

    “Com certeza o seu chefe irá apreciar o fato de que você escolheu ir diretamente a ele para pedir ajuda e isso ainda fará com que ele veja que você é um verdadeiro colaborador quando o assunto é trabalho em equipe”, diz o especialista.

  • Comunique-se diretamente com seus colegas

    Teach acredita que a comunicação direta entre colegas de trabalho é a coisa mais importante a se fazer para melhorar uma relação profissional. “É totalmente compreensível se você e outro membro da sua equipe não trabalham bem juntos, mas a diferença está se você quer melhorar essa situação ou não”, afirma.

    Para o especialista, é preciso ir diretamente ao seu colega e perguntar se ele tem um tempo depois do trabalho para conversar com você e, a partir daí, tentar expressar suas ideias de forma que elas não pareçam acusações. “Deixe claro que a sua intenção é fazer com vocês se ajudem no trabalho, e que gostaria de saber como tornar isso possível”, sugere Teach.

  • Trabalhe a regra da reciprocidade

    “Se você começar a ajudar as pessoas com boa vontade, elas automaticamente irão se sentir obrigadas a retornar o favor”, diz Weisman. O profissional sugere que quando você tiver um tempo livre no trabalho, pergunte aos seus colegas se eles estão precisando de alguma coisa ou, simplesmente, se mostre uma pessoa gentil em relação a eles. Isso pode melhorar a forma como a equipe trabalha, tornando-a mais unida e eficiente.

  • Incentive o seu colega

    De acordo com Teach, é possível tentar explicar aos seus colegas que eles devem se relacionar melhor com você. Mas sem um incentivo ou motivação extra, essa opção pode não trazer o resultado esperado. “Explique a eles que ao melhorar a relação de vocês, o trabalho se tornará mais agradável a todos e isso, provavelmente, trará melhores resultados para a empresa”, sugere.

    Para o especialista, é preciso deixar claro que um bom trabalho em equipe, pode ser reconhecido pela diretoria da empresa e, futuramente, se tornar uma promoção aos colaboradores.

  • Comemore os bons resultados da sua equipe

    Na opinião de Weisman, muitas pessoas, infelizmente, não fazem tanta questão de exercerem um bom trabalho em equipe, a não ser que isso resulte em alguma futura recompensa. “Se você já explicou aos seus colegas tudo o que uma boa relação em grupo pode trazer de benefícios, e eles ainda não estão cooperando com a ideia, considere conversar com o seu chefe sobre algum tipo de programa de reconhecimento aos funcionários”, afirma.

    Para Deborah, os chefes de departamento de uma organização deveriam, frequentemente, reconhecer os bons resultados alcançados por cada setor de uma empresa. “Criar prêmios ou celebrações especiais para comemorar o bom rendimento de uma equipe deve ser considerado pela diretoria,” sugere a profissional.

  • Conheça seus colegas fora do ambiente de trabalho

    “Quando os membros de uma mesma equipe não se dão muito bem, pode ser simplesmente porque eles ainda não se conhecem direito”, afirma Teach.

    Na opinião do especialista, a melhor forma de realmente conhecer um colega de trabalho é passando algum tempo com ele fora do ambiente profissional. “Converse com ele de forma descontraída e tente convidá-lo para um almoço ou um bar após o trabalho. Isso ajuda tanto na relação pessoal de vocês como no cotidiano do trabalho”, aconselha Teach.

  • Descubra as dificuldades de seus colegas

    “Não suponha que o motivo pelo qual seu colega não trabalha bem com você esteja relacionado a um problema pessoal”, diz Teach. Para o profissional, a razão pela qual um funcionário não realiza um trabalho eficiente pode estar relacionada com o fato de que ele pode não estar preparado para o cargo e não tenha as capacidades necessárias para exercê-lo. “Se esse for o caso, se ofereça para treiná-lo ou ajudá-lo de alguma forma. Assim, ele te enxergará de uma nova perspectiva”, acrescenta.

Priorize o trabalho em equipe

Algo importante que deve ser levado em conta na análise de desempenho dos funcionários de uma empresa é a forma como eles trabalham em equipe. Para Weisman, a colaboração de um profissional com seus colegas de trabalho deve ser assunto prioritário desde o momento da contratação de um novo funcionário.

“Cada empresa deve medir e avaliar o desempenho de cada um de seus membros quando o assunto é trabalho em equipe. Se essa análise não é feita, o assunto não será levado como prioridade pelos funcionários e a empresa pode começar a passar por certos conflitos internos”, explica o profissional.

Comentários
Topo