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4 dicas para aceitar melhor as críticas

A opinião dos outros sobre você pode incomodar, mas pouca gente sabe que críticas são parte essencial para a formação de um líder bem-sucedido. Se ninguém está lhe criticando, deve haver algo errado com a sua conduta.

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Ter a consciência de que a liderança não é nenhum concurso de popularidade e que um profissional deve sempre agir conforme os interesses da organização para a qual trabalha, é compreensível que ele, muitas vezes, veja-se obrigado a tomar decisões difíceis.

Conforme você se depara com novos desafios e oportunidades, lembre-se sempre que as críticas fazem parte de um processo natural da sua jornada de liderança.

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Portanto, se você é um representante de um departamento ou equipe na sua empresa, considere algumas dicas do escritor e especialista em comunicação empresarial, Glenn Llopis, que sugerem como é possível tirar proveito das criticas que, possivelmente, surgirão ao longo de sua carreira:

  • 1°) Não se faça de vítima

    Muitas pessoas têm dificuldade em respeitar um líder que costuma se fazer de vítima. A mentalidade de se achar o “coitado” da história não se encaixa como característica de alguém que lidera, mas como um profissional imaturo sem intenções de amadurecer como indivíduo.

    Em vez de se colocar no papel de vítima, enxergue as críticas como oportunidades de testar sua capacidade de mudança, capaz de transformar algo negativo em atitudes positivas.

  • 2°) Não aja por impulso

    No momento em que você se deparar com uma crítica, considere respirar fundo e analisar a situação. Seja paciente e não aja por impulso. Nessas horas, muitos profissionais ficam na defensiva e, ao acreditar que a reputação deles está sendo prejudicada. Eles exageram em suas reações e acabam se colocando em situações ainda mais difíceis de lidar.

    Por mais que a crítica não seja necessariamente construtiva, os líderes devem sempre exercer a compostura e o respeito ao próximo, mostrando que são capazes de ser pacientes e de lidar com diversos tipos de opiniões.

  • 3°) Não leve para o lado pessoal

    Como um líder, você deve saber que não se deve ligar para o que os outros dizem sobre você, mas isso não significa que você não deva trabalhar para se tornar um profissional cada vez mais competente. Portanto, quando você leva uma crítica para o lado pessoal, isso torna ainda mais difícil com que você trabalhe de forma objetiva em relação aos seus funcionários e colegas de trabalho, pois você vai achar que tudo não passa de uma implicância sem fundamentos.

    Todos sabemos que não é fácil aceitar críticas tranquilamente, mas elas fazem parte da carreira de qualquer profissional de sucesso. Portanto, você deve estar sempre pronto para escutar diferentes tipos de opiniões sobre o seu trabalho e aceitá-las com sabedoria.

  • 4°) Transforme as críticas em oportunidades

    Na maioria das vezes, a crítica quer dizer “oportunidade de aprendizagem”. Mesmo que você seja impossível de ser um líder perfeito, mantenha sempre a sua mente aberta para aceitar opiniões de terceiros.

    A liderança requer que você invista em você mesmo e renove as suas capacidades constantemente, transformando seus erros em oportunidades de amadurecimento e autoconhecimento.

1°) Não se faça de vítima

Muitas pessoas têm dificuldade em respeitar um líder que costuma se fazer de vítima. A mentalidade de se achar o “coitado” da história não se encaixa como característica de alguém que lidera, mas como um profissional imaturo sem intenções de amadurecer como indivíduo.

Em vez de se colocar no papel de vítima, enxergue as críticas como oportunidades de testar sua capacidade de mudança, capaz de transformar algo negativo em atitudes positivas.

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