Fotos

5 dicas para vencer a concorrência, segundo a MasterChef Izabel

Izabel Alvares, 31 anos, foi eliminada em uma prova de massas, uma de suas especialidades, na metade do reality show gastronômico MasterChef Brasil. Voltou em uma prova de repescagem e acabou escolhida pelos jurados como vencedora do programa da Band na última terça-feira (15).

VEJA TAMBÉM: O que empreendedores podem aprender com maratonistas sobre equilíbrio

Segundo a carioca, se ver na televisão foi um grande choque. “Eu não sabia que ficava tão nervosa e que ficava vermelha, fazia caretas.” A experiência, porém, foi interessante para ela. “Descobri-me em vários sentidos. Algumas coisas, como meu nervosismo, vou querer mudar. Outras, como o meu lado carinhoso e amigo, quero manter, porque é uma coisa que eu gosto muito em mim.”

Para vencer, foi fundamental para Izabel superar (ou aprender a contornar) seu nervosismo. A vencedora conta que, ao mudar de postura, conseguiu relaxar e, por isso, estava muito mais nervosa na estreia do que na final. Mas lidar com o nervosismo foi apenas uma das estratégias adotadas por ela para vencer a competição.

MAIS DICAS: 7 atitudes que fazem você se isolar no trabalho (e o que fazer em vez disso)

Veja, na galeria de fotos, cinco dicas de Izabel para vencer todo tipo de competição – de realities gastronômicos a entrevistas de emprego com muitos candidatos:

  • Conheça o jogo

    Segundo a carioca, o ideal para vencer é conhecer muito bem que tipo de disputa você irá enfrentar, como por uma vaga de emprego. “Você tem de ler e ter repertório sobre o assunto, seja a competição que for.”

  • Esteja adequado ao ambiente

    “É importante entender o ambiente e se manter de acordo”, diz Izabel. Na opinião da MasterChef, é fundamental se adequar à forma como você se veste ou se coloca. “Na cozinha, por exemplo, você tem que estar de cabelo preso, não usar maquiagem e não usar bermuda, como o Raul [o segundo colocado] fez, quando levou um puxão de orelha”, brinca.

  • Conheça seus pontos fracos

    Faça uma lista com todos os seus pontos fracos e, depois, trabalhe em cima disso. “Fiz uma lista de tudo o que eu não sabia fazer, de técnicas que eu precisava melhorar, e comecei a praticar muito, ler sobre essas coisas, assistir a muitos vídeos.”

  • Não desista

    Izabel foi eliminada na metade do programa depois de uma mal-sucedida lasanha. No dia, ela ficou desapontada porque massa é uma de suas especialidades na cozinha. A carioca, no entanto, não desistiu e voltou ao programa depois de uma disputada repescagem.

  • Controle seu nervosismo

    “Uma dica fundamental, que foi onde eu pequei, mas que consegui contornar, é controlar o nervosismo,” diz a vencedora. Como truque, Izabel sugere não pensar no que vai acontecer. Conta que conseguiu se concentrar e deixar o nervosismo de lado quando focou na tarefa que estava cumprindo, sem pensar se iria ganhar: “Quando consegui me concentrar na minha tarefa, que era cozinhar para os jurados, e não ganhar ou não o avental, consegui relaxar.”

    Outra dica, segundo Izabel, é pensar na frase da terceira colocada no reality show, Jiang, que ela diz ter adotado como lema: “Não tem por que ficar nervoso. Vai acontecer o que vai acontecer”.

Conheça o jogo

Segundo a carioca, o ideal para vencer é conhecer muito bem que tipo de disputa você irá enfrentar, como por uma vaga de emprego. “Você tem de ler e ter repertório sobre o assunto, seja a competição que for.”

Comentários
Topo