Fotos

O que fazer quando o seu voo é cancelado ou adiado

Perder um voo, seja de uma viagem a passeio ou a negócios, pode causar grandes dores de cabeça e, mesmo assim, esta é uma situação frequente para quem costuma frequentar aeroportos.

MAIS FOTOS: O que levar (ou não) com você no avião

Seja problemas com o clima, imprevistos das companhias áreas ou pelo atraso de aviões, muitas pessoas não conseguem embarcar a tempo e acabam tendo que adiar ou até mesmo cancelar seus planos e itinerários de viagem.

VEJA TAMBÉM: Companhia de aviação lança frota de jatos particulares para oferecer viagens de luxo

No entanto, como passageiro, você não precisa se sentir impotente. Há uma série de coisas que quem está preso no aeroporto pode fazer. Veja algumas delas na galeria de fotos a seguir:

  • Faça pesquisas antes de escolher a companhia área

    Atualmente, alguns sites já oferecem dados estatísticos sobre as taxas de atraso e cancelamentos de voos de determinadas empresas de aviação. Portanto, antes de escolher qual será a companhia aérea da sua próxima viagem, procure pesquisar se ela consta na lista das empresas com os maiores índices de “contratempos”.

  • Se já é tarde, procure por um hotel para passar a noite

    Se o seu voo é cancelado por causa de tempestades ou clima ruim depois das oito horas da noite e não tem previsão de saída, não perca tempo esperando que ele seja remarcado para a mesma noite – isso dificilmente vai acontecer. Procure encontrar um quarto de hotel para pernoitar e entre em contato com a companhia aérea na manhã seguinte.

  • Enquanto você espera na fila de informações, ligue para a companhia aérea

    Devido ao caos de filas e passageiros estressados em casos de cancelamento e atrasos de voos, os funcionários das companhias aéreas costumam atender seus clientes mais rápido por telefone do que pessoalmente. Portanto, enquanto você estiver na fila de informações no aeroporto, tente também telefonar para a empresa e esclarecer as informações sobre o seu voo.

  • Insista em um novo voo

    Se a sua viagem foi cancelada por problemas internos da companhia aérea e você, finalmente, conseguiu ser atendido por um funcionário da empresa, insista que alguém tome providências para reservar um novo voo para você naquele mesmo dia. Além disso, pesquise sobre outros horários de viagens e mostre ao atendente que você está informado.
    Mas lembre-se de que ser insistente não é sinônimo de grosseria. Seja paciente, mas não desista com facilidade.

  • Utilize aplicativos para remarcar o seu voo

    Atualmente, existem alguns apps que ajudam os usuários a remarcarem seus voos cancelados. O TripIt e o WorldMate, por exemplo, oferecem recursos com diversas opções para que os viajantes encontrem novas opções de horários e companhias aéreas para chegarem aos seus destinos finais sem tanto atraso.

  • Para evitar problemas maiores, voe pela manhã

    A primeira dica para quem busca por viagens tranquilas, sem ter de enfrentar cancelamentos de voos, é optar por viajar no período da manhã.

    De acordo com um artigo publicado pelo portal asiático CBS Report, um a cada três atrasos e cancelamentos de voos é causado por problemas com a manutenção dos aviões e os outros dois terços pelo mau tempo. Portanto, sabendo que empecilhos vão se acumulando cada vez mais ao longo do dia, quanto mais tarde a sua viagem estiver programada, maiores são as chances de surgirem novos problemas com o serviço das companhias aéreas.

    Além disso, se o seu voo é cancelado mesmo estando programado para o período da manhã, você ainda terá o restante do dia para encontrar outra passagem para o seu destino.

Faça pesquisas antes de escolher a companhia área

Atualmente, alguns sites já oferecem dados estatísticos sobre as taxas de atraso e cancelamentos de voos de determinadas empresas de aviação. Portanto, antes de escolher qual será a companhia aérea da sua próxima viagem, procure pesquisar se ela consta na lista das empresas com os maiores índices de “contratempos”.

Comentários
Topo