Fotos

Porsche e Audi apresentam seus carros elétricos

A Porsche e a Audi apresentaram seus modelos totalmente elétricos durante a abertura do Salão do Automóvel de Frankfurt, nesta terça-feira (15). Os carros, por enquanto, são apenas conceitos, mas a Audi diz que lançará uma versão para produção no início de 2018.

SAIBA MAIS: Startup australiana projeta carro elétrico com painel solar

Os dois modelos vão competir com os automóveis da Tesla, eleita a empresa mais inovadora do mundo em 2015. Com baterias de íon-lítio que podem ser recarregadas a 80% em 15 minutos – o suficiente para rodar cerca de 402 km –, o Mission E, da Porsche, parece ser um forte rival para o Tesla Model S. Já o potente E-Tron Quattro Concept, da Audi, ao que tudo indica vai competir com o Model X.

Veja na galeria de fotos mais detalhes sobre os veículos:

  • Mission E

    Na abertura do salão do automóvel de Frankfurt, a Porsche revelou seu primeiro carro totalmente elétrico, o esportivo de quatro lugares Mission E.

  • Célula de combustível

    Ainda que a Porsche não reivindique isso, a arquitetura básica do Mission E provavelmente acomoda uma célula de combustível hidrogênio, caso a infraestrutura para esse combustível venha a ser, um dia, comercialmente viável. Mas, até então, os boatos sobre um carro da Porsche com célula de combustível são mera especulação.

  • Potência

    O carro emprega um inovador sistema de 800 volts, o dobro da maioria dos carros elétricos. Os dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, fornecem 440kW de potência, equivalentes a cerca de 600 cavalos. O Mission E vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e chega a uma velocidade máxima de 250 km/h.

  • Bateria

    O carro pode andar mais de 480 km com apenas uma carga de bateria. Além disso, as baterias de íon-lítio podem ser recarregadas a 80% em 15 minutos, o suficiente para rodar cerca de 402 km. Como alternativa, o Mission E pode ser conectado a uma estação de carregamento convencional de 400 volts. A Porsche também desenvolveu um sistema de carregamento em que, ao estacionar sobre uma bobina incorporada ao piso da garagem, a energia é transferida sem uso de cabos a uma bobina localizada na parte de baixo do carro.

  • Distribuição de peso

    As baterias de íon-lítio localizam-se embaixo do banco do passageiro, entre os eixos dianteiro e traseiro, o que resulta numa quase perfeita distribuição de peso entre as partes da frente e de trás e num baixo centro de gravidade, atributos positivos para um carro esportivo. Para deixar o veículo mais leve, a estrutura é de alumínio, aço e polímero de fibra de carbono reforçado.

  • Design exterior

    O design é característico da Porsche, com para-lamas arredondados e capô inclinado. De perfil, é possível notar semelhanças com o famoso modelo 911. Ou seja, tem aspecto futurista, mas continua com cara de um tradicional Porsche. Para substituir os espelhos, há duas câmeras com displays dos dois lados do para-brisas.

  • Design interior

    O estilo da Porsche se estende à cabine, com cinco medidores virtuais na linha de visão do motorista. O painel é holográfico e usa um sistema de rastreamento de olhar que avalia para qual instrumento o motorista está olhando, permitindo até que ele navegue pelos menus sem precisar tocar a tela. O sistema rastreia exatamente em que posição o motorista está sentado e ajusta o display adequadamente.

  • Audi E-Tron Quattro Concept

    O Audi E-Tron Quattro Concept, um SUV totalmente elétrico, foi apresentado no dia da abertura do Salão de Frankfurt.

  • Versão de produção

    O Prof. Dr. Ulrich Hackenberb, da área de desenvolvimento técnico da Audi, disse que a empresa apresentará uma versão de produção desse carro conceito no início de 2018. Seus espelhos retrovisores serão substituídos por câmeras.

  • Potência

    O E-Tron usa três motores e tem uma bateria de 95 kWh, podendo fazer cerca de 500 km com uma carga. O motor atinge 420 cavalos no modo comum, e chega a quase 500 cavalos em modo especial.

  • Velocidade

    A Audi garante que o carro faz mais de 500 km com apenas uma carga de bateria e vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.

  • Direção autônoma

    De acordo com a Audi, o carro está quase preparado para direção autônoma por incluir radares, um scanner a laser, uma câmera e sensores ultrassônicos.

  • Bateria

    O carro também oferece sistema de carregamento indutivo sem cabos, mas também pode ser carregado da forma convencional. O teto é um painel solar que ajuda a carregar a bateria.

Mission E

Na abertura do salão do automóvel de Frankfurt, a Porsche revelou seu primeiro carro totalmente elétrico, o esportivo de quatro lugares Mission E.

Comentários
Topo