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7 dicas para se tornar um chefe inesquecível

Uma das principais razões de as pessoas deixarem seus empregos é ter um chefe ruim. Muitas vezes, os gestores de uma empresa se fazem presentes de maneira errada na vida de seus funcionários, seja pela falta de empatia com eles ou pelo pouco interesse em participar de suas vidas profissionais.

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De acordo com Travis Bradberry, escritor norte-americano especializado em questões de inteligência emocional, a figura enfraquecida de um chefe pode criar um ambiente de trabalho bem atribulado e acabar atrapalhando no funcionamento geral da empresa. Para o especialista, é preciso que um líder cultive certas práticas que façam dele uma imagem presente entre a sua equipe, capaz de captar a atenção de todos e criar uma conexão especial com seus trabalhadores.

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Não é uma tarefa fácil, mas, segundo Bradberry, com algumas atitudes simples é possível se tornar um chefe inesquecível. Veja na galeria de fotos sete dicas essenciais que podem garantir isso:

  • Seja apaixonado por aquilo que faz

    Poucas coisas são piores para uma empresa que um chefe desmotivado com a vida e com o seu trabalho. Ou seja, se ele, como responsável, não está nem aí, por que seus funcionários deveriam estar?

    Segundo Bradberry, supervisores inesquecíveis são profissionais apaixonados pelo que fazem. “Eles acreditam naquilo que estão tentando conquistar e são capazes de se divertir no ambiente profissional. Isso motiva o restante da equipe a querer agir da mesma forma”.

  • Arrisque-se pelos seus funcionários

    Chefes inesquecíveis preferem se arriscar por sua equipe do que colocar seus funcionários em risco.

    Para o escritor norte-americano, bons empreendedores preferem solucionar problemas e levar a culpa sozinhos por certas falhas da empresa, sem precisar culpar ou envolver seus trabalhadores nos problemas.

  • Faça com que cada membro da sua equipe se sinta especial

    Para motivar uma equipe, é preciso saber que cada um de seus membros possui gostos e personalidades diferentes.

    “Chefes inesquecíveis sabem reconhecer as dificuldades, pontos fortes, gostos e personalidade de cada funcionário. Com isso, é possível interagir com eles da melhor forma possível e estar sempre disposto ajudá-los quando necessário”, afirma Bradberry.

  • Não tenha várias personalidades

    Um bom empresário não precisa mudar de personalidade para conquistar a sua equipe. Ele deve se mostrar a mesma pessoa independente da ocasião.

    Segundo o especialista em inteligência emocional, um chefe inesquecível não inventa desculpas para justificar seus erros e não conta mentiras para motivar a sua equipe. Além disso, Bradberry também acredita que os supervisores “não podem agir de uma forma em um dia e mudar completamente sempre que surge um problema.” Isso pode prejudicar a credibilidade deles diante de suas equipes.

  • Mantenha-se calmo e paciente sempre que possível

    Ao contrário do que muitos podem imaginar, um empreendedor focado e sério não precisa agir como um profissional pragmático e impaciente.

    Segundo Bradberry, são nos momentos de crise que os funcionários percebem o tipo de chefe que eles têm. “Um bom supervisor sabe como se portar e manter a calma para resolver os problemas que suas empresas enfrentam.”

  • Mostre-se humano

    Um chefe inesquecível não significa um “super-herói imbatível”. Para Bradberry, é preciso que o responsável por uma empresa se mostre, primeiro, um ser humano e depois como um chefe. “Supervisores que não têm receio de mostrar suas falhas e aceitam ser ajudadas são pessoas mais fáceis de se relacionar”.

  • Seja humilde

    Humildade não é sinônimo de fraqueza, mas de superioridade. Depois de saber que até mesmo os melhores líderes devem se mostrar vulneráveis em momentos difíceis, é preciso que eles reconheçam que eles não estão acima de nada ou ninguém. “Para se tornar inesquecível, um chefe deve se mostrar humilde e reconhecer suas falhas. Assim, ele se tornará um exemplo a ser seguido pela sua equipe”, conclui Bradberry.

Seja apaixonado por aquilo que faz

Poucas coisas são piores para uma empresa que um chefe desmotivado com a vida e com o seu trabalho. Ou seja, se ele, como responsável, não está nem aí, por que seus funcionários deveriam estar?

Segundo Bradberry, supervisores inesquecíveis são profissionais apaixonados pelo que fazem. “Eles acreditam naquilo que estão tentando conquistar e são capazes de se divertir no ambiente profissional. Isso motiva o restante da equipe a querer agir da mesma forma”.

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