Fotos

8 dicas para sobreviver a uma ressaca

Diferentemente de comida, o álcool não precisa ser digerido. Na verdade, apenas 20% do álcool que você bebe passa pelo seu estômago como a comida. No entanto, essa taxa vai alcançar seu cérebro em menos de um minuto. Os outros 80% vão direto para sua corrente sanguínea e depois distribuídos pelos seus órgãos.

RANKING: 7 cidades mais caras do mundo para beber cerveja

O motivo pelo qual cada pessoa reage ao consumo de álcool de forma diferente é porque a enzima que processa essa substância (ADH) é diferente em cada um de nós. Não existe uma definição científica para ressaca, mas os sintomas nós conhecemos muito bem. Desidratação, dor de cabeça e enjoo começam a aparecer entre oito a dezesseis horas depois do consumo de álcool.

VEJA TAMBÉM: Startup cria cerveja de proteína para quem não quer sair da dieta

No entanto, existem algumas coisas que podem tornar o dia seguinte menos doloroso. Veja na galeria algumas dicas para sobreviver a uma ressaca:

  • Beba água

    Pode parecer óbvio, mas hidratar o corpo é a melhor coisa que você pode fazer. Uma dica é beber um copo d’água antes de se deitar para evitar ou amenizar o mal estar no dia seguinte.

  • Esqueça o Tylenol e a Aspirina

    Esses medicamentos podem irritar seu estômago e piorar a náusea quando seu fígado está fazendo hora extra. Prefira remédios como Ibuprofeno ou Advil para aliviar a dor de cabeça.

  • Beba café

    Beber café é uma boa forma de amenizar a dor de cabeça. No entanto, isso pode variar de pessoa para pessoa e a quantidade necessária para curar uma ressaca pode chegar a cinco xícaras.

  • Durma

    Quanto mais você descansar, menos tempo sobra no dia seguinte para sentir. Seu corpo consegue metabolizar aproximadamente uma dose de álcool por hora, então quanto mais tempo você tiver para dormir, melhor.

  • Faça pausas

    Médicos recomendam que, depois de uma bebedeira, você espere ao menos 48 horas para começar de novo.

  • Se não der para controlar…

    Mas, se você viajou com os amigos e não vai poder esperar 48 horas para beber de novo, opte por bebidas mais destiladas ou vinho vermelho. A ciência não sabe explicar o porquê, mas essas bebidas geram menos agonia no dia seguinte.

  • Não se preocupe com o que vai comer

    O que você come pode parecer importante, mas não é. O que é indispensável na manhã seguinte é só beber água.

  • MITO: beber mais não cura ressaca

    Tomar uma cerveja ou um drink na hora do almoço para “rebater” a ressaca pode parecer uma boa ideia, mas vai apenas prolongar o sofrimento ainda mais.

Beba água

Pode parecer óbvio, mas hidratar o corpo é a melhor coisa que você pode fazer. Uma dica é beber um copo d’água antes de se deitar para evitar ou amenizar o mal estar no dia seguinte.

Comentários
Topo