Fotos

8 passos para encontrar um mentor no trabalho

Encontrar um mentor é algo que pode ser muito útil, principalmente para pessoas que estão no início de carreira. Poder contar com alguém que já passou pelo momento em que você está pode ser muito útil para pedir bons conselhos e ampliar suas perspectivas sobre seu plano de carreira.

VEJA TAMBÉM: 5 perguntas sobre dinheiro que você deve fazer a seus pais

Ainda que as melhores relações de mentor e protegido se desenvolvam espontaneamente, é possível procurar e encontrar um mentor, diz Ellen Ensher, professora de gestão da Universidade Loyola Marymount, em Los Angeles, e autora do livro Power Mentoring: How Successful Mentors and Protégés Get the Most out of Their Relationships (ainda sem versão em português). Em um curso de recursos humanos que ela dá todo semestre, Ellen estimula seus alunos a sair e encontrar seus mentores.

MAIS DICAS: 10 dicas para lidar com diferença de gerações no trabalho

Veja oito passos desenvolvidos por Ellen para encontrar e usar um mentor:

  • Avalie-se

    Avalie seus pontos fortes e suas fraquezas. Faça uma lista com suas intenções e objetivos. Para que você usará um mentor? Para encontrar um estágio? Para desenvolver suas habilidades de apresentação? Para o aconselhar no seu plano de carreira?

  • Decida o que você busca em um mentor

    Quais são as qualidades que você busca em um mentor? Tente visualizar a pessoa ideal. É o Abilio Diniz? Se sim, por qual motivo? Descubra quais características você está procurando. Pode ser o domínio de um conhecimento em particular ou um conjunto de habilidades.

  • Amplie sua rede

    Relacionamentos. Use redes sociais como o LinkedIn. Isso é especialmente útil. Não se esqueça de contatos profissionais e das pessoas que conheceu nos cursos que fez.

  • Seja específico em sua abordagem

    Peça algo específico, como um encontro de 20 minutos para um café para aprender sobre o plano de carreira da pessoa, ou uma curta reunião para pedir conselhos sobre estágios. Use essas reuniões para criar relatórios antes de solicitar mais tempo.

  • Procure por mais de um mentor

    Uma pessoa pode te ajudar a encontrar um estágio no campo em que você procura, mas outra pode te ajudar a visualizar novas possibilidades para sua carreira.

  • Ofereça algo em troca

    Você é especialista em redes sociais? Você está atualizado em relação a tendências jovens que poderiam ser úteis para o negócio de seu mentor? Ofereça seus serviços e suas ideias generosa e frequentemente.

  • Seja um protegido ativo

    Mostre entusiasmo com a ajuda de seu mentor. Expresse gratidão. Envie por e-mail artigos interessantes com relação às discussões que vocês tiveram. Considere dar presentes, como livros que seu mentor pode gostar.

  • Follow-up

    Mesmo após ter conseguido um estágio ou um emprego, não deixe sua comunicação com seu mentor terminar. Mantenha-o a par do seu progresso.

Avalie-se

Avalie seus pontos fortes e suas fraquezas. Faça uma lista com suas intenções e objetivos. Para que você usará um mentor? Para encontrar um estágio? Para desenvolver suas habilidades de apresentação? Para o aconselhar no seu plano de carreira?

Comentários
Topo