Fotos

Onde fazer turismo medicinal na Ásia

Quando ficam em resorts cinco estrelas, hóspedes precisam mais do que uma massagem corporal ou nos pés para se sentirem mimados. Agora, viajantes têm optado por check-ups do corpo todo, somados consultas com médicos e nutricionistas no local para garantir que recebam tratamentos avançados durante as férias.

VEJA TAMBÉM: 5 motivos para conhecer o terraço do Epic Miami

Não é novidade que os resorts têm oferecido spas e outras facilidades que promovem relaxamento e satisfação, mas, agora, alguns hotéis, resorts e spas estão entrando diretamente no turismo medicinal ao oferecer programas em parceria com hospitais e outros profissionais da saúde para oferecer uma experiência de bem-estar completa.

FOTOS: 12 spas pelo mundo para relaxar antes de morrer

Veja mais detalhes sobre onde fazer turismo medicinal na Ásia:

  • Shangri-la Rasa Sayang Resort, Malásia

    O Hospital Adventista de Penang, na Malásia, recentemente fez uma parceria com o Rasa Sayang Resort, da rede Shangri-la, localizado em Penang, para criar o Wellness Escape Programme, programa de bem-estar que inclui o que qualquer spa oferece: ioga, meditação e massagens – mas, também, uma triagem com um médico do hospital.

  • Personalização

    A triagem acontece na chegada e é usada para determinar como atender às necessidades de cada hóspede da melhor maneira.

  • The Peninsula Hotel, Tailândia

    Um programa similar, chamado de Multifaceted Wellness Program, foi lançado este ano no Peninsula Hotel em Bangcoc, na Tailândia, em que os hóspedes podem escolher se querem ênfase em descanso, relaxamento, rejuvenescimento ou perda de peso. O hotel de luxo fez uma parceria com o Hospital BNH, um dos primeiros hospitais privados da Tailândia, que fica a apenas 15 minutos do hotel.

    O programa de bem-estar custa a partir de 30.500 baths (equivalentes a R$ 3.223) por pessoa, e inclui um check-up com um médico do Hospital BNH e uma consulta com um nutricionista no local. O programa também tem um elemento cultural, com aulas de cozinha tailandesa e uma viagem para um mercado local em Bangcoc.

  • Turismo medicinal na Tailândia

    “A maior parte dos viajantes que têm interesse em nossos programas de bem-estar são de Hong Kong e da Europa, incluindo a Rússia”, diz Katja Henke, gerente geral do The Peninsula. “No entanto, nós começamos a receber consultas de viajantes de locais mais próximos.” Em 2014, a Tailândia recebeu 3,1 milhões de turistas medicinais e foi listada como um dos 12 melhores países para este tipo de turismo, de acordo com o Global Wellness Institute.

    “Como todos estes programas são all-inclusive, eles atraem não apenas turistas medicinais, mas também casais e mulheres que gostariam de passar suas férias de uma maneira mais consciente com a saúde, o que torna as férias mais produtivas”, diz Katja.

    O The Peninsula oferece seis tipos de programas de bem-estar, focando em áreas diferentes da saúde. No futuro, eles pretendem introduzir um programa que incorpore a cozinha natural, em que refeições são frescas e combinam ingredientes locais e sustentáveis e molhos e temperos orgânicos e caseiros.

  • Four Seasons Beijing, China

    Os hotéis não oferecem, apenas, medicina ocidental como parte de seus programas medicinais: alguns mimam seus hóspedes com a tradicional medicina chinesa. Quando se hospedam no hotel Four Seasons de Beijing, os hóspedes recebem consultas e tratamentos do Dr. Lan Jirui, um cirurgião ortopedista treinado nas medicinas oriental e ocidental.

  • Medicina oriental

    “As pessoas têm aproveitado diferentes pacotes de bem-estar completos de férias por muitos anos. No entanto, isso agora se tornou muito mais comum e, em alguns casos, o propósito inicial da viagem”, diz Cassandra Forrest, diretora do spa do hotel Four Seasons de Beijing. “As pessoas virão com a esperança curar um problema com o qual elas convivem há algum tempo com soluções alternativas de cura.”

    Além do spa, oferecer tratamento medicinal para hóspedes tem se tornado comum, pois hotéis e resorts têm estabelecido parcerias com hospitais e médicos locais. “É sempre bom voltar para casa descansado depois das férias”, diz Forrest, “mas ir para casa aliviado física, mental e espiritualmente é algo de que muitas pessoas precisam hoje em dia.”

Shangri-la Rasa Sayang Resort, Malásia

O Hospital Adventista de Penang, na Malásia, recentemente fez uma parceria com o Rasa Sayang Resort, da rede Shangri-la, localizado em Penang, para criar o Wellness Escape Programme, programa de bem-estar que inclui o que qualquer spa oferece: ioga, meditação e massagens – mas, também, uma triagem com um médico do hospital.

Comentários
Topo