Fotos

Panoz relança o esportivo Esperante GTR-1 por quase US$ 900.000

Para a alegria dos amantes de carros de corrida, a norte-americana Panoz anunciou, recentemente, que uma versão restaurada de um dos mais importantes automóveis da história da fabricante foi desenvolvida e já passa a aceitar encomendas.

FOTOS: 10 dos carros mais tecnológicos apresentados no Salão de Tóquio

Aqueles que vivenciaram as transmissões das corridas automobilísticas de resistências de 1997, provavelmente, irão se lembrar do Esperante GTR-1, um modelo de carro incomum, projetado com moldes de um esportivo que, na época, chegou a ser apelidado de “Batmóvel”.

LIFESTYLE: Audi imprime carro de corrida do Grand Prix de 1936

Relembre um pouco da história de um dos carros de corrida mais famosos da década de 90 e as principais características da nova versão recriada pela Panoz, a Le Mans Homologation Special:

  • Breve história

    Desenvolvido com um motor superpotente V8 6.0, o Panoz Esperante Le Mans Homologation Special GTR-1 ficou mundialmente conhecido pela sua participação em corridas internacionais de resistência de 1997 a 2003.

  • Modelo

    Ao iniciar o desenvolvimento de um protótipo de categoria Gran Turismo para participar das competições do final da década de 1990, o fundador da fabricante automobilística, Don Panoz, quis manter um design norte-americano no modelo e insistiu que o protótipo, chamado de Esperante GTR-1, deveria ser inspirado em um modelo esportivo.

    A partir disso, o carro tornou-se único em comparação a seus concorrentes, como os d Mercedes-Benz, Porsche e McLaren, por ser o único a possuir um motor localizado na parte da frente do carro. Isso contribuiu para a sua dianteira mais longa e, consequentemente, para o seu apelido de “batmóvel”.

  • Versão restaurada

    Com um design externo ainda muito inspirado no Esperante GTR-1, a versão restaurada do modelo possui um interior inteiramente revestido em couro e foi adaptado para circular pelas cidades e estradas comuns.

  • Apresentação

    Após seis meses de dedicação para restaurar o antigo modelo de corridas, na sede da fabricante em Braselton, nos Estados Unidos, a Panoz irá exibir o Esperante GTR-1 Le Mans Homologation Special no Salão do Automóvel de Dubai, do dia 10 a 14 de novembro deste ano.

  • Personalização

    De acordo com o porta-voz da Panoz, Gary Fong, a empresa irá personalizar os novos modelos da versão Le Mans Homologation Special conforme o gosto de cada cliente. “Mesmo se um consumidor pedisse por um carro hibrido, nós iriamos considerar a criação dessa versão”, completou o empresário.

  • Preço

    De acordo com a Penoz, o preço inicial da versão restaurada está avaliado em US$ 890.000.

Breve história

Desenvolvido com um motor superpotente V8 6.0, o Panoz Esperante Le Mans Homologation Special GTR-1 ficou mundialmente conhecido pela sua participação em corridas internacionais de resistência de 1997 a 2003.

Comentários
Topo