Fotos

9 maneiras de acabar o seu ano bem

O ano de 2016 começa em pouco mais de um mês. E, acredite, muitas pessoas parecem chocadas com esta constatação. É comum ouvir várias conversas nas últimas semanas com frases do tipo: “Dá pra acreditar que já é quase Natal?” ou “Este ano passou voando!”.

LEIA TAMBÉM: 4 conversas sobre finanças para ter antes do final do ano

Para que você não termine o ano sentindo que foi atropelado pelo tempo, é importante dedicar alguns minutos para refletir sobre o que passou e o que ainda está por vir.
Veja na galeria de fotos nove maneiras de acabar seu ano bem:

  • Acabe com pequenas chateações

    Pequenas coisas ficam martelando na nossa mente e nos dão a sensação de que algo ficou inacabado. No próximo mês, quando você se deparar com pequenos problemas em sua vida, gaste alguns minutos para fazer algo para solucioná-los. Você irá se sentir aliviado.

  • Limpe seu espaço

    O final do ano é uma ótima época para se livrar de toda a desordem física em sua vida. Junte algumas caixas de papelão e sacos de lixo e se desfaça de tudo que você não quer mais. É incrível quanta coisa de que não precisamos ou que não usamos está armazenada. Depois que os livros e as roupas forem doados e o lixo for jogado fora, você se sentirá mental e emocionalmente mais leve.

  • Organize sua confusão

    Pense sobre como você completaria essa frase: “Eu não tenho certeza se…”. Algumas coisas devem ter surgido na sua mente. A maioria de nós tem situações em nossas vidas que são sombrias. Nós costumamos deixar confusões pequenas (ou não tão pequenas) tomarem conta do nosso dia a dia, geralmente porque temos medo de encontrar as respostas para nossas perguntas. Descubra. Você se sentirá mais leve e terá uma noção melhor do que fazer em seguida.

  • Tenha conversas importantes

    Há algo que você está carregando com você e não está conseguindo verbalizar? Uma maneira de saber isso é notar se você está tendo na sua cabeça a conversa que você precisa ter em voz alta. Faça um acordo com você mesmo para descobrir como falar sobre estes assuntos delicados antes que o ano termine.

  • Peça o que você quer

    Isso está relacionado com o tópico anterior. Quando você tiver estas conversas difíceis, não se limite a reclamar: peça. Quando você tiver lidado com as coisas mais rotineiras, peça coisas grandes também. Você sente que merece um aumento ou uma promoção? Peça. Pensar sobre isso tem causado estresse emocional.

  • Pare de procrastinar

    A melhor forma de combater a procrastinação é pensar sobre suas atitudes. Na próxima vez em que você pensar sobre algo que você tem adiado, note o que você diz para você mesmo sobre isso (deve ser algo como “eu não tenho tempo de fazer isso agora” ou “eu posso fazer isso depois”). Concentre-se em lembrar dos benefícios de realizar esta tarefa, como, por exemplo: “Se eu fizer isso agora eu não terei mais que pensar sobre isso” ou “Que alívio para a mente seria completar esta tarefa”.

  • Reconecte

    Quase todo mundo tem um tempo de descanso no final do ano. Às vezes, um período de férias pode ser arruinado por uma grande quantidade de afazeres. Crie algumas janelas para relaxar e aproveitar o tempo com as pessoas próximas a você.

  • Faça algo bom

    A época de Natal pode ser muito positiva até para os que não são cristãos, por causa de toda a ideia de paz na Terra e boa-vontade. Ao que parece, fazer algo para os outros não é bom apenas espiritualmente, mas também para a sua saúde mental e emocional. Use algum tempo antes que o ano acabe para doar algo – tempo, dinheiro, experiência, conhecimento – que ajude alguém. Doe para a caridade, seja voluntário em algum projeto, dê comida ou brinquedo a crianças carentes – qualquer coisa para fazer do mundo um lugar melhor.

  • Pense sobre o futuro

    A véspera de ano novo é uma época particularmente boa para isso. Fique em casa com seu companheiro ou amigos e converse sobre o ano que passou: o que foi bom e o que não foi tão bom. Depois, pensem juntos sobre o próximo ano: o que você gostaria de realizar, aprender e viver. Esta é uma ótima maneira de se preparar para o ano que vem.

Acabe com pequenas chateações

Pequenas coisas ficam martelando na nossa mente e nos dão a sensação de que algo ficou inacabado. No próximo mês, quando você se deparar com pequenos problemas em sua vida, gaste alguns minutos para fazer algo para solucioná-los. Você irá se sentir aliviado.

Comentários
Topo