Fotos

O que fazer quando você é mais qualificado do que seu chefe

Não é raro que funcionários tenham a sensação de serem liderados por alguém com menos experiência, conhecimento e habilidade gerencial do que eles próprios. Esse sentimento faz com que acreditem que sua qualificação é superior a de seu chefe.

LEIA TAMBÉM: 10 erros que pessoas inteligentes nunca cometem duas vezes

Esta situação é, quase sempre, frustrante no início. Porém, há algumas coisas que podem ser feitas para que se torne possível contornar e tirar melhor proveito dela.

MAIS DICAS: 8 lições de empreendedorismo que você não aprende na escola

Veja na galeria de fotos o que fazer quando você é mais qualificado do que seu chefe:

  • Avalie se o seu supervisor é bom ou não em seu trabalho

    Mesmo que você sinta que pode ser mais qualificado, se seu supervisor está fazendo o trabalho adequadamente, não há muito o que fazer, diz Andy Teach, autor de “From Graduation to Corporation” (sem versão em português) e dono do canal do YouTube “FromGradToCorp”. “Se ele não for bom, então você pode ter uma oportunidade de subir no futuro.”

  • Seja positivo, não ressentido

    “Tente procurar a razão pela qual a pessoa ocupa aquela posição e aprenda com isso”, sugere Amy Hoover, presidente do website de empregos Talent Zoo. Connie Thanasoulis-Cerrachio, coach de carreiras de Nova York e cofundadora do blog de coaching SixFigureStart, concorda. “Não seja negativo. Não seja visto como um funcionário descontente. Você não chegará a lugar nenhum. Olhe para o lado positivo. Você ainda tem um emprego e, se você é realmente mas qualificado do que o seu chefe, os gestores com cargos mais altos podem ver isto em algum momento, então seja paciente. Dedique-se a suas conquistas. Isso tudo valerá a pena um dia.”

  • Descubra por que ele conseguiu o emprego se você é mais qualificado

    “Pode ter mais a ver com uma qualidade que você não tem versus uma qualidade que ele tem”, diz Teach. Pode ser simplesmente um motivo político e, algumas vezes, é difícil combater isto. Seja qual for a razão, considere tudo como uma experiência de aprendizado.

  • Seja um professor

    “Se há coisas sobre o seu trabalho que o seu chefe precisa saber para ser capaz de liderar, ofereça-se para ensiná-lo”, diz Alexander Kjerulf, escritor internacional e palestrante sobre felicidade no trabalho.
    Connie diz que, ao ajudar o seu chefe, há chance de ele ganhar todo o reconhecimento. “Mas qual é a alternativa? Você também não pode ser visto apenas como uma engrenagem da roda. Isto é suicídio de carreira.”

  • Não leve para o pessoal

    Só porque alguém em um cargo mais alto do que o seu pode ser menos qualificado do que você, não significa que foi feita uma grande conspiração para fazer você parecer ruim ou para não o reconhecer por suas conquistas, diz Teach. “Há chances de você não ser o único que acha que seu supervisor é menos qualificado do que você.”

  • Trabalhe com ele, não contra ele

    Você ainda tem um trabalho para fazer e, se o seu foco for descobrir as razões de alguém que não é tão qualificado quanto você ser o seu chefe, você ficará maluco, diz Teach. “Coloque seu ressentimento de lado e trabalhe junto com ele sempre que possível. Ainda que possa ser difícil, é interessante para você que ele seja bem-sucedido porque, se ele for reconhecido, você será reconhecido.”

  • Não espere que o seu gestor seja melhor no seu trabalho do que você

    Não é por isso que as pessoas são gestoras, diz Kjerulf.

  • Não fale mal de seu chefe

    Nunca fale mal do seu gestor, não importa o quão desqualificado ele seja. Isto arruinará qualquer chance de você ser promovido e não é nada profissional, diz Amanda Abella, coach de carreiras, escritora, palestrante e fundadora do blog Grad Meets World. “Isto inevitavelmente chegará até ele e, então, você terá um relacionamento tenso com seu chefe, o que é algo de que você realmente não precisa”, acrescenta Teach. “Isto pode ser muito tentador, mas falar mal de seu chefe apenas tornará as coisas piores para você.”

  • Fale com seu mentor

    “Às vezes, as pessoas cometem erros de contratação e escolhem a pessoa errada”, diz Connie. “Isto acontece e não é uma coisa boa. Mas você deve tirar o melhor proveito de uma situação como essa. Se as coisas estão muito complicadas e erros estão acontecendo, pode ser útil falar com um mentor ou alguém de confiança.”

  • Não culpe seu chefe

    Amy diz que não é culpa dele estar numa posição superior a sua. “Tente respeitá-lo e até mesmo dar alguns palpites.”

  • Foque em avançar na sua carreira em vez de mirar na derrocada de alguém

    “Procure maneiras de evoluir, seja com treinamento ou educação complementar, ou simplesmente falando com seu gestor ou com alguém da equipe de recursos humanos sobre seus objetivos”, diz Amy.
    Amanda diz que você não pode controlar o que a equipe de recursos humanos faz e por que, mas você pode controlar que tipo de funcionário você quer. “Se você quer subir, você tem de mostrar a seus gestores que você merece – especialmente se você não está na empresa há muito tempo. Isto inclui aumentar a receita da empresa, ter um bom relacionamento com seus gestores e colegas, resolver problemas e tomar iniciativas.”

  • Não reclame

    Se você se encontra tendo de se reportar a alguém que você sente que é menos qualificado do que você, a pior coisa que você pode fazer é reclamar continuamente sobre a situação, pois isto pode manchar sua reputação, diz Teach. “Às vezes você tem de aturar algumas coisas pela sua equipe e abordar as coisas pela perspectiva de time, e não por uma perspectiva individual. Se você vai reclamar, reclame sobre algo pelo que você tem algum controle. Escolha suas batalhas.”

  • Comece a procurar por outro emprego

    “Se você está fazendo tudo isto e mesmo assim não consegue subir, pode ser hora de encontrar uma empresa em que haja mais oportunidades de crescimento”, diz Amanda.
    Teach concorda. Ele diz que, se a situação realmente o incomoda e não parece haver perspectiva de mudança, “comece a procurar por outro emprego, mas tenha em mente que você pode encontrar a mesma situação em outro lugar”.

Avalie se o seu supervisor é bom ou não em seu trabalho

Mesmo que você sinta que pode ser mais qualificado, se seu supervisor está fazendo o trabalho adequadamente, não há muito o que fazer, diz Andy Teach, autor de “From Graduation to Corporation” (sem versão em português) e dono do canal do YouTube “FromGradToCorp”. “Se ele não for bom, então você pode ter uma oportunidade de subir no futuro.”

Comentários
Topo