Fotos

10 carros mais ecológicos de 2016

Ainda que os dias de hoje pareçam ser difíceis para montadoras que investem apenas em veículos movidos a combustível fóssil, por conta da consciência ecológica ser cada vez maior, a paixão por picapes, SUVs e superesportivos ainda é grande entre os amantes de automóveis. Talvez por conta disso, em 2015, o mercado de carros ecológicos caiu 16%. Ainda assim, o investimento em modelos cada vez mais econômicos e de energia sustentável não para de crescer.

LEIA MAIS: 14 marcas de luxo que mais venderam carros em 2015

Pelo terceiro ano consecutivo, o Conselho Americano de Economia de Energia Eficiente (ACEEE, na sigla em inglês), de Washington DC, capital dos Estados Unidos, elegeu o Smart ForTwo Electric Drive Convertible/Coupe como o carro ecológico mais vendido na América do Norte. O modelo tem “pontuação verde”, medida de 0 a 100, equivalente a 63. A Toyota, por sua vez, é a maca que mais tem carros no ranking, com três híbridos. Já a GM tem dois carros elétricos entre os modelos listados.

A “pontuação verde” dada pelo ACEEE é baseada na economia de combustível, nas emissões de carbono, no impacto global ambiental, na manufatura e na fonte de energia utilizada. Para entender melhor, um carro totalmente elétrico gera zero emissões de gases pode ter impacto global ambiental alto, dependendo do efeito que sua fonte de energia provoca para gerar eletricidade.

LEIA TAMBÉM: As melhores picapes acima de 50 mil dólares

“Veículos elétricos batem todos os outros em termos de respeito ao meio ambiente,” diz Shruti Vaidyanathan, analista de veículos do ACEEE. “Mas é importante entender que sua pegada ecológica depende dos recursos usados para o veículo ter carga.”

FORBES selecionou os 10 veículos mais ecológicos do mundo. Alguns deles ainda não são vendidos no Brasil, mas, por ser uma tendência mundial, não deve demorar muito para se popularizarem por aqui também.
Veja na galeria de fotos abaixo:

  • 1º) Smart ForTwo Electric Drive Convertible/Coupe

    O pequenino de apenas dois lugares é movido a bateria e foi nomeado o carro mais ecológico dos Estados Unidos pelo terceiro ano consecutivo. De 0 a 100, sua pontuação ecológica é 63.

  • 2º) Chevrolet Spark EV

    A versão totalmente elétrica é compacta e tem uma pontuação 63 verde. Tem um alcance estimado de 130 km com uma única carga.

  • 3º) Fiat 500e

    A versão elétrica do Fiat 500e recebeu pontuação verde de 62 e é capaz de rodar até 135km com uma única carga.

  • 4º) Toyota Prius ECO

    A versão do Toyota Prius ECO pode ser a gás ou elétrico e foi redesenhada para este ano, recebendo uma pontuação verde de 61.

  • 5º) Volkswagen e-Golf

    O elétrico Volkswagen e-Golf recebeu uma pontuação verde de 61 e tem capacidade de percorrer até 120 km com uma única carga.

  • 6º) Nissan Leaf

    O elétrico Nissan Leaf é um dos carros que foi redesenhado para 2016 e recebeu uma pontuação verde de 61. Tem um alcance estimado de 170 km com uma única carga.

  • 7º) Kia Soul Electric

    O Kia Soul Electric recebeu uma pontuação verde de 59 e tem alcance estimado de 150 km com apenas uma carga.

  • 8º) Toyota Prius c

    A gás e também com opção elétrica, o carro da Toyota recebeu uma pontuação verde equivalente a 59 pontos.

  • 9º) Toyota Prius

    A versão padrão elétrica, também com opção a gás, recebeu uma pontuação verde de 58.

  • 10º) Ford Focus Electric

    O compacto Ford Focus Electric recebeu uma pontuação verde de 57 e tem capacidade de rodar até 120km com apenas uma carga.

  • 11º) Chevrolet Volt

    Redesenhado para 2016, o Chevrolet recebeu uma pontuação verde equivalente a 56. Este pode percorrer até 85 km com apenas uma carga.

  • 12º) Volkswagen Jetta híbrido

    Compacto e em opções a gás e elétrico, o Volkswagen Jetta híbrido recebeu uma pontuação verde equivalente a 56.

1º) Smart ForTwo Electric Drive Convertible/Coupe

O pequenino de apenas dois lugares é movido a bateria e foi nomeado o carro mais ecológico dos Estados Unidos pelo terceiro ano consecutivo. De 0 a 100, sua pontuação ecológica é 63.

Comentários
Topo