Fotos

5 atitudes que devem ser tomadas no primeiro dia como um novo líder

Assumir um novo cargo de liderança pode ser muito assustador. Ter um cargo gerencial em um dia e um de maior liderança no dia seguinte sem receber instruções sobre como levar uma equipe pode ser a receita para o desastre. Sem treinamento, há apenas duas opções: confiar nas habilidades que levaram à promoção ou aprender novas técnicas.

LEIA TAMBÉM: 13 lições de um dos maiores executivos do Brasil

Esse é o desafio. Gerenciar pessoas e liderá-las são duas coisas diferentes e, sem o conhecimento de como fazer a segunda, tende-se a confiar na primeira, pois é tudo o que se sabe. Para piorar, adotar novos comportamentos parece arriscado.

MAIS DICAS: O que fazer quando você é mais qualificado do que seu chefe

Para facilitar a vida de um novo líder, veja cinco princípios para adotar já no primeiro dia após a promoção:

  • Líderes estabelecem valores claros

    Valores servem como fronteiras que delimitam o espaço para a tomada de decisão. Objetivos claros, estratégias claras para atingir essas metas e métrica clara para o sucesso são importantes, mas sem valores claros essas fronteiras não existem.

  • Líderes ajudam os outros

    É fundamental perguntar às pessoas o que elas precisam, o que querem e o que se pode fazer para ajudá-las. Isso é muito simples e muito poderoso para garantir o engajamento dos colaboradores.

  • Líderes estabelecem objetivos claros

    Estabelecer objetivos é obviamente importante, mas, talvez, a linguagem utilizada ao definir esses objetivo seja mais importante ainda. É comum as empresas terem objetivos ambíguos, como “seja o melhor” ou “maximize a produtividade.” O problema é que nenhum desses objetivos diz com clareza quando serão alcançados. O que é “melhor”? O que significa “maximizar”? “Produtividade” pode significar qualquer coisa. Objetivos devem utilizar linguagem clara para que todos saibam quando os atingem. É isso que abastece a autonomia.

  • Líderes ditam o ambiente

    Não basta esperar que os outros deem o seu melhor todos os dias – alguns darão, outros não. O que os líderes devem fazer é criar um ambiente no qual a melhor performance prospere. Ditar o ambiente significa, por exemplo, divulgar os temas de reuniões com pelo menos 24 horas de antecedência para que as pessoas possam se preparar. Outro exemplo é estabelecer um fórum no qual as pessoas possam expressar suas visões e opiniões sem temer a repercussão.

  • Líderes compartilham sua definição de sucesso

    Com o objetivo de quantificar a efetividade da liderança, é preciso definir o que significa liderança e dividir isso com os outros. Dessa maneira, surgem três fatores importantes:

    Responsabilidade: ao comunicar a definição de liderança, o líder estabelece o exemplo de o que os outros devem esperar ver – tanto neles mesmos, como nos outros e no chefe.

    Comprometimento: todos sabem que, quando se é responsável por algo, comprometimento pessoal é necessário. Se o líder não demonstrar comprometimento, a confiança será comprometida e a visão sobre o seu caráter também.

    Julgamento: uma definição compartilhada de liderança permite que as pessoas determinem o que significa o “certo” e, assim, julguem se o comportamento de alguém está correto ou não. Esse julgamento leva à tomada de decisão, e isso leva à ação.

Líderes estabelecem valores claros

Valores servem como fronteiras que delimitam o espaço para a tomada de decisão. Objetivos claros, estratégias claras para atingir essas metas e métrica clara para o sucesso são importantes, mas sem valores claros essas fronteiras não existem.

Comentários
Topo