Fotos

7 coisas para fazer se você ganhar na loteria

Quem ganha na loteria nunca mais precisa se preocupar com dinheiro, certo? Errado.

Com uma boa administração do dinheiro, você e seus herdeiros podem viver incrivelmente bem por muitos e muitos anos. Porém, se você não tiver hábitos de dinheiro inteligentes no momento em que receber o prêmio, você pode facilmente se tornar seu pior inimigo e perder sua fortuna rapidamente.

RANKING: 12 países com as maiores perdas em jogos de azar de 2014

O primeiro passo que você deve tomar agora, como prevenção, é assinar o verso de seu bilhete, diz Carolyn Hapeman, porta-voz da loteria de Nova York. Um bilhete de loteria é um instrumento do portador, o que significa que qualquer um que assinar o bilhete e apresentar um documento de identificação com foto pode levar o prêmio. Então, se você não assinar o bilhete e o perder enquanto espera pelo ônibus, ou se você for mostra-lo a alguém e acidentalmente esquece-lo em cima da mesa, você perde tudo.

LEIA TAMBÉM: Morador de rua ganha US$ 500.000 na loteria nos EUA

Seguem alguns passos para o ajudar a evitar riscos adicionais. A maioria deles funciona também para outros lucros inesperados – como uma riqueza inesperada que venha de uma herança ou da venda de um negócio.

Veja na galeria de fotos sete coisas que você deve fazer se ganhar na loteria:

  • Permaneça anônimo

    Quando as pessoas souberem que você ficou rico de repente, você receberá inúmeros pedidos de doações, desde organizações de caridade até amigos de longa data e parentes – isso sem falar nos especialistas em finanças que irão competir por seus negócios. Evite tudo isso ao permanecer anônimo.

  • Evite mudanças repentinas de estilo de vida

    Nos primeiros seis meses após ter ganhado na loteria, não tome nenhuma medida drástica, como largar seu emprego, comprar uma casa na Europa, comprar um carro de luxo ou começar uma coleção de bolsas de marca. Neste período, separe um valor fixo para ostentações – é natural que você queria celebrar seus ganhos repentinos.

    Guarde as compras grandes para mais tarde. Por exemplo, você pode alugar uma casa no bairro para que você pensa em se mudar, antes de estabelecer qualquer compromisso, diz Guerdon Ely, um planejador financeiro em Chico, na Califórnia. Se você precisar de um carro novo, compre um modelo econômico no início.

  • Quite todas as suas dívidas

    Não há investimento melhor do que pagar as suas dívidas, seja uma dívida de cartão de crédito ou um financiamento. Quando você paga um real de suas dívidas, este é um real que você não deve mais. Quando você investe um real, não há como ter certeza se o valor irá crescer o diminuir.

  • Reuna um time de consultores legais e financeiros

    Em situações como esta, é muito difícil saber “quem está tentando o ajudar e quem está tentando tirar proveito”, diz Ely. Melhor do que entrar em um grupo de consultores que outra pessoa reuniu, ele recomenda escolher a dedo seu próprio advogado, contador e consultor de investimentos, e pedir que eles trabalhem juntos.

    Estude cuidadosamente cada consultor antes de discutir sua situação. Na prática, a equipe que você reunir irá funcionar como seu quadro de diretores, diz Ely. Tenha como objetivo elaborar um plano financeiro de longo prazo e contar com o grupo para ajuda-lo a seguir. Você pode escolher um deles para coordenar a equipe.

  • Invista prudentemente

    Ely recomenda aplicar o dinheiro em investimentos seguros de curso prazo e nem tocar nele pelos primeiros seis meses. Depois, peça a seus consultores para criar um portfólio de investimentos dividido em duas metades: a das ações e a dos lucros fixos. Não caia em investimentos que você não entenda ou que pareçam bons demais para ser verdade.

  • Viva dentro de um orçamento

    Especialmente se você não era acostumado com muito dinheiro, será necessário ter muita disciplina para preservar seus lucros e não gastar sem limites. Uma maneira de se controlar é gastar apenas os ganhos, não o capital. No mundo de investimentos de hoje “ é preciso de muito capital para gerar ganhos e, se você começar a gastar o capital, ele acaba rapidamente”, diz o advogado Dennis I. Belcher.

  • Proteja seu patrimônio

    Pessoas que valem muito dinheiro precisam se proteger para não perder parte de seu patrimônio para credores, que podem ser qualquer um, de cônjuges e ex-cônjuges descontentes a pessoas que ganharem causas legais contra você. Se as pessoas pensarem que você tem muito dinheiro, elas podem procurar por razões para te processar. “Se você ganhar na loteria, todo mundo irá deitar na frente de seu carro para que você os atropele e eles possam te processar”, diz Ely. É prudente garantir que você não seja um alvo fácil. A melhor defesa é erguer uma variedade de barreiras que tornem difícil, se não impossível, que os credores tenham acesso a seu dinheiro e sua propriedade.

Permaneça anônimo

Quando as pessoas souberem que você ficou rico de repente, você receberá inúmeros pedidos de doações, desde organizações de caridade até amigos de longa data e parentes – isso sem falar nos especialistas em finanças que irão competir por seus negócios. Evite tudo isso ao permanecer anônimo.

Comentários
Topo