9 edifícios que devem ser marcos de suas cidades em 2016

Que tal visitar o Museu do Louvre em… Abu Dhabi? Sim, isso será possível: o projeto está previsto para ser inaugurado neste ano e é fruto de um acordo entre a cidade e o governo francês. E este não será o único grande projeto de arquitetura previsto para 2016. No âmbito ecológico, também há ótimas novidades, como a Torre Tao Zhu Yin Yan, em Taiwan, que terá sistemas de reciclagem de lixo, reúso da água e uso da energia solar.

VEJA TAMBÉM: 5 impressionantes arranha-céus em construção pelo mundo

Outra inauguração muito aguardada, de acordo com a lista de nove edifícios mais esperados para 2016 divulgada pela CNN, é a do prédio mais alto da China, o Ping An Financial Center, futuro quarto maior prédio do mundo.

SAIBA MAIS: Todas as construções de Dubai devem adotar painéis solares até 2030

Veja na galeria de fotos:

  • World Trade Center Transportation Hub, Nova York

    Depois de 12 anos, a estação projetada por Santiago Calatrava deve ser inaugurada neste ano. O projeto faz referência a asas suportadas por colunas de luzes. “Durante a noite, a iluminação da construção servirá como lanterna para toda a vizinhança”, diz Calatrava.

  • Centro de Artes Performáticas OMA, Taiwan

    A construção terá uma grande esfera sustentada por uma moldura esquelética e foi projetada pelos arquitetos Rem Koolhaas e David Gianotten.

  • Expansão do Tate Modern, Londres

    O Tate Modern, museu de arte contemporânea de Londres, pode ter uma nova parte ligada à sua estrutura. O projeto é da dupla suíça Herzog e deMeuron e, embora seja ultra moderno em relação à construção original, deverá se integrar perfeitamente.

  • Louvre Abu Dhabi

    O Museu do Louvre em Paris anunciou que associaria o seu nome ao deste novo museu, como parte de um acordo de 30 anos entre a cidade de Abu Dhabi e o governo francês. O projeto foi feito pelo arquiteto Jean Nouvel, que construiu o teto em aço para criar uma ilusão de chuva de luzes para quem anda dentro dele.

  • Torre Tao Zhu Yin Yan, Taiwan

    O prédio foi projetado pelo arquiteto belga Vincent Callebaut, conhecido por relacionar seus trabalhos ao meio-ambiente. A construção também será conhecida como Agora Garden e terá uma estrutura ecologicamente correta com reciclagem de lixo, reúso de água e uso da energia solar.

  • Museu de Arte Latino-Americana, Miami

    Após recentes investimentos, Miami se tornou uma referência em arte contemporânea e design. O novo museu promete estimular ainda mais essas produções. A estrutura foi desenhada pelo arquiteto Fernando Romero e terá terraços abertos que se sobrepõem.

  • Museu Nacional Zayed, Abu Dhabi

    A construção foi projetada pelo escritório de arquitetura Foster + Partners e terá cinco torres de aço leve que foram desenhadas para lembrar as asas de um pássaro. O museu homenageará a história e a cultura dos Emirados Árabes.

  • Museu Nacional de História e Cultura Afroamericana, Washington

    O prédio coberto por bronze faz alusão ao trabalho de ex-escravos que ganharam a liberdade no sul dos EUA. O projeto é do tanzanês David Adjaye.

  • Ping An Financial Center, Shenzhen

    O prédio de 100 andares será o mais alto de Shenzhen, na China, e o quarto maior do mundo. É considerada uma estrutura verde, por certificações internacionais, e foi projetada pelo escritório Kohn Pedersen Fox Associates.

World Trade Center Transportation Hub, Nova York

Depois de 12 anos, a estação projetada por Santiago Calatrava deve ser inaugurada neste ano. O projeto faz referência a asas suportadas por colunas de luzes. “Durante a noite, a iluminação da construção servirá como lanterna para toda a vizinhança”, diz Calatrava.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).