Fotos

Como escapar de um trabalho terrível

Uma das piores partes de um emprego para o qual você odeia ir todos os dias é que o trabalho terrível suga a sua energia com tanta força que é difícil até pensar em ir atrás de outros. Mesmo quando seu emprego é muito ruim e te faz mal, é difícil encontrar tempo e espaço mental para focar em uma nova busca por trabalho. Quando seu emprego atual é horrível e você também não vê uma rota de fuga, você naturalmente se sente em uma armadilha!

LEIA TAMBÉM: 10 hábitos diários que todo jovem líder deveria adotar no trabalho

Quando nós estamos sem motivação, não vemos alternativas. Mas elas sempre existem. Muitas pessoas que se encontram infelizes com sua situação no trabalho dizem “eu deveria sair em busca de emprego, mas não há empregos bons por aí.” Porém, a verdade é que quase nenhuma dessas pessoas olhou com profundidade para anúncios de emprego ou deu qualquer outro passo em sua busca por outro emprego.

Eles dizem que “não há empregos bons por aí”, mas uma declaração mais adequada seria “eu não estou na posição correta para sair em busca de empregos agora.” Há sempre empregos disponíveis, e é sempre possível encontrar um caminho para sair de uma situação de trabalho ruim.

MAIS DICAS: Inteligência Emocional: Como lidar com emoções difíceis

Veja na galeria de fotos dicas para começar sua busca por emprego e escapar de um trabalho terrível:

  • Compre um diário

    A primeira coisa que você deve fazer é comprar um diário. Esta é uma ótima atividade para todos, especialmente para aqueles que estão em uma fase de transição. Escrever seus pensamentos e ideias é saudável e dá motivação, mas você tem de se dedicar a isso. Comprar um diário ou um caderno novo e escrever uma vez não irá mudar a sua vida. É preciso criar um hábito. Você precisa escrever pelo menos uma vez por semana, com a maior frequência possível.

  • Pense sobre o que você quer em seu próximo emprego

    Uma das razões para o seu emprego atual estar o estressando tanto é que toda a sua energia está focada em tolerar o que ele deposita sobre você. Quando você comprar seu diário e se comprometer com a exploração que irá o levar a sua busca por emprego quando você tiver clareza de sua nova direção, você estará roubando de volta um pouco da energia que você tem depositado em seu trabalho. Seu emprego já falhou e não merece mais sua energia emocional. Agora seu foco precisa estar em você e em suas necessidades.

    Escreva sobre o que você faria em seu próximo emprego se você pudesse escolher. Não comece sua busca por emprego lendo anúncios de vagas. Eles são deprimentes, porque parecem terem sido escritos por pessoas que gostam de adicionar requisitos essenciais às especificações de sua posição: “o candidato ideal pode tocar trombone e dirigir um monociclo, enxergar através de paredes e falar grego!”.

    Há uma maneira melhor de começar sua exploração, que é desenhar seu emprego ideal. Assim, você poderá descobrir o tipo de trabalho que será divertido e desafiador para você e que o pagará o que você merece ou perto disso. Você pode pensar por muito tempo e com profundidade sobre o valor que você cria. A questão: “que tipo de problema de negócios eu soluciono no trabalho?” é uma questão muito diferente de “quais são minhas habilidades?”.

  • Identifique quais problemas você sabe resolver

    Ninguém se importa com habilidades se elas não forem técnicas. Nós queremos saber os problemas que você resolve, porque gestores sempre têm problemas. Se eles não tivessem, não precisariam contratar ninguém.

  • Elabore uma lista de alvos

    Quando você souber qual tipo de problema você resolve, você pode elaborar uma lista de empregos alvo e enche-la de nomes, links e descrições on-line de empregadores que podem estar passando pelo tipo de problema que você resolve.

    Não importa se os alvos da lista postaram anúncios de vagas atualmente. A taxa de respostas para currículos enviados a empresas que não têm anúncios de vagas abertas é igual a das que têm. Quase toda empresa tem problemas. É melhor que você contate o responsável por contratações antes que ele poste uma vaga do que depois, quando os requisitos essenciais inventados podem ser um problema.

  • Elabore seu plano

    Leve tempo para elaborar seu plano. Observe o que acontece com seu corpo e seus sentimentos no trabalho quando você começar a investir sua energia em você, em casa no seu próprio tempo, em vez de passar o dia todo tentando agradar as pessoas impossíveis de satisfazer com quem você trabalha. Desista deste esforço. Que diferença faz se seu chefe está satisfeito com você se você vai sair de qualquer jeito? Seu chefe nunca estaria satisfeito não importa o quanto você tentasse, então porque não tirar o peso de seus ombros e deixar que ele lide com suas próprias infelicidades? Você está ocupado construindo a segunda pista de sua rodovia de mão dupla. Você continua a ir para o trabalho todos os dias, mas agora você trabalha em seu plano de carreira à noite.

  • Visualize situações futuras

    Visualize você se preparando para uma entrevista de emprego e entrando no escritório de seu futuro chefe para ter uma conversa humana e substancial sobre problemas e soluções. Visualize este gestor ligando para você algumas semanas depois para dizer: “Eu gostaria de ter você em nosso time. Quando você pode começar?”

  • Não se sinta vulnerável

    Como um procurador de empregos discreto, você pode se sentir exposto ou vulnerável por estar vivendo uma vida dupla, mas você está criando os músculos poderosos de que todos nós precisamos nesse novo mercado de talentos da geração do milênio. Você conseguirá um novo emprego e seguirá em frente em breve.

    Você descobrirá que quanto mais fundo entrar em seu plano de escape e em sua execução, menos você se importará com o drama em seu trabalho. O trabalho terrível irá ser apenas uma parte do seu dia. Os problemas e dramas que usavam toda a sua energia e sugavam sua motivação estarão em seu espelho retrovisor em breve.

Compre um diário

A primeira coisa que você deve fazer é comprar um diário. Esta é uma ótima atividade para todos, especialmente para aqueles que estão em uma fase de transição. Escrever seus pensamentos e ideias é saudável e dá motivação, mas você tem de se dedicar a isso. Comprar um diário ou um caderno novo e escrever uma vez não irá mudar a sua vida. É preciso criar um hábito. Você precisa escrever pelo menos uma vez por semana, com a maior frequência possível.

Comentários
Topo