Fotos

Jaguar Land Rover testa tecnologia de carros autônomos no Reino Unido

Carros autônomos são o novo objetivo de grande parte das montadoras ao redor do mundo. A Jaguar Land Rover anunciou hoje (1) a criação de uma espécie de laboratório ao ar livre para testar sua tecnologia de veículos autônomos e conectados (CAV, na sigla em inglês).

FOTOS: Com IDS Concept, Nissan entra para o mundo dos carros autônomos

O UK-CITE, como a montadora nomeou, será uma rota de 66 km no Reino Unido, entre as cidades de Coventry e Solihull, onde ficam duas sedes da empresa, para colocar os carros para rodarem. O projeto, que será instalado ao longo de três anos pelas estradas, custará cerca de £ 5,5 milhões.

VEJA TAMBÉM: “Viemos para investir a longo prazo”, diz presidente da Jaguar Land Rover

Veja na galeria de fotos mais detalhes sobre o plano:

  • O objetivo da montadora é testar, durante o período proposto, uma frota de 100 veículos CAV de cinco modelos Jaguar e Land Rover.

  • Segundo a montadora, os carros provarão “diferentes tecnologias de comunicação que visam compartilhar dados entre si e entre outros automóveis, bem como a infraestrutura de trânsito disponível nas cidades, incluindo semáforos e sinalizações”.

  • Interação com as estradas

    Um dos pontos altos do investimento é testar a interação dos veículos autônomos com as tecnologias de apoio nas estradas. O objetivo é que, no futuro, os avisos que aparecem nas placas apareçam nos painéis do carro. O que, explica a montadora, aumenta a concentração do motorista na direção.

  • Carros mais humanos

    A montadora também divulgou que, paralelamente, funcionários ingleses começaram a testar veículos autônomos das marcas com o objetivo de serem estudados para terem reações mais… humanas.

    “A intenção é que esses carros registrem como vários motoristas humanos reagem ao se depararem com situações como congestionamentos pesados, cruzamentos de ruas travadas, tempestades e interferências do tempo, além de obras nas vias”, explica a empresa, via comunicado. Sensores instalados nos carros marcam as reações naturais dos motoristas em situação de estresse e que exigem tomadas de decisões complexas.

O objetivo da montadora é testar, durante o período proposto, uma frota de 100 veículos CAV de cinco modelos Jaguar e Land Rover.

Comentários
Topo