Fotos

10 dicas para lidar bem com um chefe temperamental

Se seu chefe tem enormes variações de humor, saiba que isso não é incomum. Mas o temperamento instável torna o universo profissional muito mais difícil – e, como funcionário, você deve saber bem disso.

VEJA MAIS: 4 sinais de que seu chefe talvez seja pior do que cigarro

A FORBES, então, listou 10 dicas que facilitarão – e muito – a convivência com pessoas com essas características. Principalmente se ela for sua superior no mercado de trabalho.

Veja na galeria de fotos as dicas para lidar bem com um chefe temperamental:

  • Busque a pessoa mais próxima a ele na companhia

    Se você tem tido dificuldades de estabelecer padrões de comunicação com o seu chefe, tente fazer isso com a secretária dele, por exemplo (se ele tiver). A pessoa mais próxima a ele na empresa pode te ajudar bastante a fazer uma leitura temperamental de seu superior.

  • Tente manter distância

    Muitos fatores associados ao mau humor estão fora do controle e, ainda por cima, são fáceis de contagiar a equipe emocionalmente. Então, se você conseguir, limite temporariamente a sua exposição às mudanças de humor do seu chefe, por exemplo. O problema, a curto prazo, com certeza será resolvido.

  • Mantenha a calma

    Se, fazendo o que estiver ao seu alcance, você não consegue evitar o seu chefe, brinque de calmaria. Quando ele estiver no ápice do estresse, seja a pessoa mais pacífica que puder ser e lembre-se que, uma hora, ele vai voltar à normalidade novamente. Portanto, não deixe que isso afete o seu dia a dia de forma brusca.

  • Certifique-se de que o problema não é você

    Não assuma que o problema é só com o seu chefe e que ele é um louco. Certifique-se de que o seu próprio humor e desempenho contribuam para a criação de um ambiente harmônico. Se você está otimista e atendendo as próprias expectativas, então, fique tranquilo e procure por outras soluções.

  • Não leve para o pessoal

    Se é uma situação ocasional, você vai conseguir contornar o mau humor de seu chefe. Tente respirar. Dê uma volta, passeie por um site interessante e, depois de um tempo, siga em frente. Mas se o mau humor é crônico, defina um tempo para discutir esta situação diretamente com o seu superior, para que ele tenha consciência do impacto que o comportamento dele tem. E se isso não for possível, fale com um colega de confiança, ou supervisor.

  • Documente seu comportamento

    Mau humor pode se transformar em algo vingativo. Principalmente se a sua situação for de mal a pior. Portanto, não deixe de documentar os acontecimentos e, principalmente, o seu trabalho. Um dia você talvez precise explicar as coisas para o seu patrão e, sem documentos, você talvez não consiga comprovar alguns fatos.

  • Não provoque mudanças de humor

    Depois de descobrir os motivos que fazem com que seu chefe mude abruptamente de humor, não “bote lenha na fogueira”. Auxilie para que as coisas funcionem bem e harmonicamente.

  • Tente descobrir a melhor hora para as coisas

    É importante saber a melhor hora de se pronunciar. Isso vale para qualquer relacionamento. Em seu trabalho, então, nem se fala. Tenha certeza do momento em que você vai pedir ou determinar algo e sempre evite os momentos de mau humor.

  • Não confronte ninguém durante o mau humor

    Se você tem um bom relacionamento com o seu chefe e os cachorros parecem estar soltos de tanto mau humor, tente não se envolver. Em uma dessas, tudo pode ir por água abaixo. É melhor esperar a poeira abaixar para que você também não seja um alvo.

  • Se o problema persistir, discuta sobre o assunto no momento certo

    Se as mudanças de humor se tornarem um problema e começarem a afetar a sua produtividade, não apenas reclame com os seus colegas e superiores, mas também com o seu chefe. Encontre o momento certo para sentar com o seu gestor e discutir o que está acontecendo. Você não precisa se tornar o terapeuta dele, mas dê apoio emocional e ajude-o a construir um relacionamento aberto e sólido com seus funcionários, inclusive com você.

Busque a pessoa mais próxima a ele na companhia

Se você tem tido dificuldades de estabelecer padrões de comunicação com o seu chefe, tente fazer isso com a secretária dele, por exemplo (se ele tiver). A pessoa mais próxima a ele na empresa pode te ajudar bastante a fazer uma leitura temperamental de seu superior.

Comentários
Topo