Carreira

10 perguntas que o seu currículo deve responder em 10 segundos

Há muitas maneiras como os empregadores podem ler o seu currículo. Eles podem ver no computador, na pequena tela do celular ou preferir o modo antigo e imprimi-lo. O ponto é que eles terão milhares de opções em mãos e só poderão dedicar um tempo mínimo a cada uma delas.

LEIA MAIS: 8 maiores erros cometidos em entrevistas de emprego

Algo em seu currículo precisa atraí-los em dez segundos. E, ao contrário do que muitos candidatos imaginam, ele só deve responder algumas questões fundamentais. Veja na galeria de fotos o que não pode faltar no currículo:

  • Que tipo de trabalho você faz?
    Ele quer saber que tipo de trabalho você pretende fazer, mas, para isso, precisa antes descobrir o que você consegue fazer.
    “Eu posso fazer de tudo” não é uma boa resposta. Uma opção é ter o maior número possível de versões do seu currículo, com diferentes direções de carreira.

  • Você está qualificado para fazer este trabalho?

    Não perca tempo detalhando toda e cada experiência: dê ênfase para as que têm a ver com o cargo e a empresa almejados.

  • Você sabe alguma coisa sua, profissionalmente, que vá além de “Essas são as minhas experiências de trabalho?”

    Tente colocar a sua personalidade nas páginas do currículo da melhor forma possível. Ela tem de se destacar em meio à linguagem corporativa. Uma vez que o recrutador passa por 10 milhões de “profissionais orientados pelos resultados”, ele já não presta a mesma atenção aos detalhes.

  • Você sabe escrever corretamente?

    Nenhum empregador dará atenção a um currículo mal escrito. Sempre dê atenção à gramática e à escrita.

  • O seu currículo atende aos interesses da companhia?

    Conheça os princípios da companhia desejada e alie seu currículo a eles. Procure se mostrar conectado aos ideias da empresa e customize o modo como a sua carreira é apresentada.

  • Qual é a lógica da sua carreira?

    A carreira deve ser apresentada de modo cronológico. Siga um padrão de começo, meio e momento presente.
    Caso existam intervalos, preencha-os com termos como “Período Sabático” ou “Consultoria Independente”.

  • Quais são suas formações?

    Alguns recrutadores dão mais atenção à parte educacional que à qualquer outra. Caso o aplicante tenha ensino superior, é recomendável incluir também o período anterior à faculdade.

  • Quais são os destaques da sua carreira?

    Organize o seu currículo de modo a destacar o que há de mais importante em sua carreira. Tenha critérios e saiba explicar o porquê da escolha.

  • O seu currículo é fácil de ler?

    Não seja muito formal e nem use palavras difíceis. Faça com que seu currículo seja compreensível e objetivo.

  • Como você está construindo a sua carreira?

    Mostre que sua história profissional é lógica. Mesmo que cubra diferentes áreas, demonstre que sua carreira está sempre em desenvolvimento.

Que tipo de trabalho você faz?
Ele quer saber que tipo de trabalho você pretende fazer, mas, para isso, precisa antes descobrir o que você consegue fazer.
“Eu posso fazer de tudo” não é uma boa resposta. Uma opção é ter o maior número possível de versões do seu currículo, com diferentes direções de carreira.

Comentários
Topo