Carreira

5 formas de ser bem-sucedido em uma segunda-feira

É do conhecimento de todos que as segundas-feiras são sempre mais difíceis de serem enfrentadas. Alguns estudos, aliás, têm comprovado que desde o domingo algumas pessoas já começam a sentir a depressão bater e muitos podem já ter sido vítimas disso. O fim de semana não foi tão relaxante, a pressão da semana de trabalho já chegou ou algum outro dos outros motivos possíveis… Existem centenas de razões pelas quais até mesmo o domingo pode ser um infortúnio.

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Já é tradição que segundas-feiras não estão entre as melhores coisas do mundo. Mas a FORBES separou algumas dicas que podem se tornar hábitos e auxiliar para que estes dias não sejam tão ruins e a sua semana seja como um mar de produtividade. Veja na galeria de fotos abaixo 5 formas de ser bem-sucedido em uma segunda-feira:

  • Boa noite de sono

    Recentemente, um estudo da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos comprovou que não pode haver nenhuma noite mais importante do que a de domingo para uma boa semana. E não há remédio melhor do que isto. Dalai Lama dizia que “o sono é a mais genuína forma de meditação”.

    Um detalhe ressaltado na pesquisa envolve o tão comum botão dos “cinco minutinhos a mais”. Independentemente do dia da semana, não há quem não queria dormir um pouquinho a mais, não é mesmo? Mas o Dr. Rafael Pelayo, da Central do Sono da Universidade de Stanford, diz que isso é semelhante a um alarme falso e torna ainda mais difícil o despertar. É como deixar o buraco ainda mais fundo e, consequentemente, mais difícil de sair dele.

  • Exercícios físicos

    O corpo em estado adequado, normalmente, antecede a mente e as emoções no mesmo caminho. E se existe um dia da semana em que isso é mais do que verdade, este dia é a segunda-feira.

    Um artigo de Ron Friedman, na Harvard Business Review, revela inúmeros estudos que mostram a melhora do desempenho diário de uma pessoa quando ela se dispõe a fazer alguns exercícios físicos. Os benefícios são imediatos e mantidos com consistência enquanto a prática é constante.

  • Deixe um pouco os e-mails de lado

    Dave Karp, CEO e fundador do Tumblr, diz que não responde e-mails até que ele chegue ao escritório. E o final de semana é o momento ideal para isso. Se mantenha focado nos grandes negócios, nos grandes objetivos e focos. Os pequenos detalhes não afetarão. E, honestamente, quantas vezes você precisou responder e-mails imediatos durante uma segunda-feira?

  • Não deixe de tomar grandes decisões “só porque é segunda-feira”

    Há quem diga que não é bom tomar decisões permanentes baseadas em emoções temporárias. E isso não se aplica mais verdadeiramente do que a uma segunda-feira. Quando não se está em um dia bom, é melhor parar do que tomar grandes decisões. Na verdade, decidir qualquer coisa enquanto se está pressionado é quase sempre óbvio que haverá arrependimento como consequência. A grande maioria das decisões podem aguardar a terça-feira chegar para serem tomadas.

  • Tenha um hobby e organize-se

    Assim como atividades paralelas podem ajudar a diminuir o estresse, elas também podem auxiliar a ver mais pontos positivos naqueles projetos onde os resultados não são tão imediatos. O psicólogo comportamental Kelly Lambert fez algumas pesquisas que mostram o quanto hobbies podem auxiliar no tratamento de doenças como a depressão, por exemplo.

    Portanto, use suas segundas-feiras para atingir metas tangíveis. Monte um calendário, liste seus afazeres, inclua notas de encorajamento. Torne este ritual um hábito. Com certeza sua semana renderá mais e não será mais tão difícil.

Boa noite de sono

Recentemente, um estudo da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos comprovou que não pode haver nenhuma noite mais importante do que a de domingo para uma boa semana. E não há remédio melhor do que isto. Dalai Lama dizia que “o sono é a mais genuína forma de meditação”.

Um detalhe ressaltado na pesquisa envolve o tão comum botão dos “cinco minutinhos a mais”. Independentemente do dia da semana, não há quem não queria dormir um pouquinho a mais, não é mesmo? Mas o Dr. Rafael Pelayo, da Central do Sono da Universidade de Stanford, diz que isso é semelhante a um alarme falso e torna ainda mais difícil o despertar. É como deixar o buraco ainda mais fundo e, consequentemente, mais difícil de sair dele.

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