Fotos

Cadillac lança SUV XT5 e mostra que pode ser forte no setor

Quando Johan DeNysschen, presidente da Cadillac, introduziu a nova crossover XT5 2017, ele disse aos jornalistas presentes: “Nós estamos escrevendo o próximo capítulo na história dessa marca de 113 anos de idade, e quando você faz isso você tem que focar em mais do que apenas no placar de vendas.” DeNysschen disse que tornar a marca global era o seu foco principal. O crescimento global da Cadillac foi de 7,5% no ano passado, e ela foi a marca que cresceu mais rápido na China, então seu foco está gerando resultados.

No entanto, as vendas da Cadillac nos Estados Unidos cresceram menos de 3% em 2015, cerca de metade do crescimento de 5,7% no mercado global. A Cadillac cresceu mais do que a BMW (1,9%), mas não tanto quanto a Audi (11,1%), a Mercedes-Benz (4,7%) e a Lexus (10,7%) em 2015. Talvez mais encorajadora tenha sido a média de transição de preço da Cadillac, que foi menor apenas do que a Mercedes-Benz no ano passado e US$ 10.000 mais alta do que a da Lexus. A Cadillac também reduziu os gastos em incentivo e os estoques ao aumentar o lucro dos vendedores em 2015.

VEJA TAMBÉM: Cadillac anuncia modelo com sistema que “conversa” com outros carros

Então, enquanto o lucro está crescendo, as vendas estão enfrentando dificuldades nos Estados Unidos, o que leva a uma das estatísticas mais reveladoras: a crossover de tamanho médio da Cadillac, a SRX, foi o modelo mais vendido da marca em 2015. Com quase 70.000 unidades, foi também o modelo mais vendido de seu segmento, superando os Audi Q5, BMW X3, Lexus NX e Mercedes-Benz GLK em qualquer ponto entre 13.000 e 36.000 unidades. Ao observar os modelos ATS e CTS, cujas vendas foram substancialmente menores no ano passado (10% e 37%, respectivamente), é possível ver que a SRX é, claramente, a única razão do crescimento da Cadillac no ano passado.

Quanta pressão isso coloca na nova XT5, a substituta da Cadillac para a SRX? Para ter sucesso real no mercado norte-americano, uma montadora precisa ter uma SUV atrativa, e quanto mais modelos desses uma marca oferecer, melhor. A Cadillac só oferece dois veículos utilitários para os compradores norte-americanos. A XT5 2017 terá preço inicial menor do que US$ 40.000 (nos Estados Unidos) e preço mais alto em cerca de US$ 65.000, o que a coloca no mercado de luxo.

LEIA: As melhores picapes acima de 50 mil dólares

Veja mais detalhes sobre o carro na galeria de fotos:

  • Estilo

    O estilo familiar da XT5 não deixa dúvidas de que é um Cadillac, ainda que com linhas exteriores mais refinadas e materiais interiores de maior qualidade que a deixam mais atraente visualmente do que o SRX que substitui.

  • Som

    É também uma das SUV mais silenciosas dos últimos tempos, com quase nenhum som de vento ou da rua, apesar de seu enorme teto solar.

  • Dinâmica de movimentação

    Uma estrutura de corpo completamente nova empurrou as rodas na direção dos cantos, o que melhorou a dinâmica de movimentação e aumenta o espaço para as pernas nos bancos traseiros em 8,13 centímetros.

  • Peso

    Paul Spadafora, engenheiro-chefe da XT5, disse que a filosofia da XT5 era “performance eficiente através de redução de massa e tecnologia.” O resultado é uma SUV que pesa 126 kg a menos do que o SRX e 295 kg a menos do que a Mercedes-Benz GLE 350, que tem tamanho similar. A XT5 2017 é ainda mais leve até mesmo do que os menores Audi Q5 e BMW X3. Análises cuidadosas da estrutura do corpo levaram a aço de alta resistência onde era necessário e redução de massa onde não era. Um foco específico nas áreas do chassi permitiram que a Cadillac otimizasse a SUV para redução de som e proteção contra colisão.

  • Suspensão

    O chassi mais leve e mais rígido é combinado a uma suspensão dianteira da McPherson e uma suspensão traseira com 5 ligações. Um sistema de amortecedores em tempo real que maximiza a qualidade sem sacrificar a confiança de movimento.

  • Motor e transmissão

    O peso mais leve é combinado aos novos motores e transmissão da XT5. Um V6 3.6 exibe o mesmo deslocamento do motor antigo, mas tecnologia de ligar e desligar, comando de válvulas variável, administração ativa de combustível e desativação de cilindros para contribuir com a eficiência de combustível. O pico é de 310 cavalos de potência e 366 Nm de torque. O motor envia potência através de uma transmissão de oito velocidades com tecnologia de mudança eletrônica e comandos no volante.

  • Tecnologia

    Tecnologia de direção melhorada foi outro objetivo primário da nova XT5. Isso se manifesta em muitos itens esperados, como Apple CarPlay, Android Auto, carregamento de celular sem fio e interface atualizada com tela sensível ao toque.

  • Espelho retrovisor

    Mais inovador do que qualquer uma dessas ferramentas é o que a Cadillac chamou de sistema de câmera no espelho retrovisor. Essa tecnologia foi exibida pela primeira vez no CT6 há alguns meses, e é igualmente impressionante na XT5. Ao utilizar uma câmera traseira para substituir o espelho retrovisor interno, a SRX oferece um aumento de 300% na visibilidade. Distrações típicas da visão traseira, como pilares, descansos para a cabeça e cabeças de passageiros não existem mais, o que permite uma imagem completamente desobstruída. O efeito leva cerca de 60 segundos para que a gente se acostume, depois do que todos os retrovisores convencionais parecem arcaicos.

  • Modelos

    Ferramentas adicionais de alta tecnologia, incluindo heads-up display, frenagem automática dianteira e traseira, assistência de faixa, controle de cruzeiro baseado em radar e estacionamento automático estão disponíveis na Cadillac XT5 2017. Itens de luxo como sistema de navegação, assentos ventilados e luzes de LED também são oferecidos como equipamentos padrão ou opcionais, dependendo do nível de acabamento. Uma XT5 básica com direção nas rodas dianteiras começa em US$ 38.995 (valor nos Estados Unidos) e não inclui nenhum destes itens. O modelo XT5 Luxury começa em US$ 44.893 na forma de direção nas rodas dianteiras e US$ 47.390 para direção nas quatro rodas. O modelo Premium Luxury começa em US$ 51.895 ou US$ 54.390, para direção em duas ou quatro rodas, enquanto o modelo top de linha Platinum vem apenas na forma de direção nas quatro rodas e inclui quase todas as ferramentas de luxo e tecnologia por US$ 62.500.

Estilo

O estilo familiar da XT5 não deixa dúvidas de que é um Cadillac, ainda que com linhas exteriores mais refinadas e materiais interiores de maior qualidade que a deixam mais atraente visualmente do que o SRX que substitui.

Comentários
Topo