Fotos

O futuro das motocicletas voadoras está próximo

A espetacular motocicleta voadora de Sirius Black, em “Harry Potter”, a Star Wars Speeder Bike e muitas outras bicicletas voadoras da ficção têm inspirado nossa imaginação há anos. Agora, uma nova safra de mentes brilhantes criou alguns dos designs mais espetaculares para esse futuro não tão distante. Ainda que muitas dessas continuem visões imaginárias, outras estão movendo-se rapidamente para a produção.

Com os crescentes congestionamentos nas cidades, certamente a maioria dos motoristas gostariam que seu carro pudesse decolar e voar. Muito tempo gasto no trânsito na hora do rush pode se tornar algo do passado com novas invenções e descobertas.

VEJA TAMBÉM: 8 motocicletas mais caras do mercado

A ideia de bicicletas e motos voadoras não é mais apenas uma parte de filmes de ficção. Aqui estão as melhores bicicletas conceito que irão te deslumbrar com seus designs. Com preços acima de US$ 85.000, nos Estados Unidos, estes produtos terão como consumidores apenas os ultrarricos.

Recentemente, a FORBES entrevistou alguns dos melhores designers do mundo sobre sua visão em relação ao futuro das bicicletas e motos voadoras e seus planos criativos e esperanças por mudanças no mundo. Veja na galeria de fotos:

  • Jetscooter

    Designer: Norio Fujikawa

    A representação do designer de São Francisco, Norio Fujikawa, de uma scooter flutuante é um conceito de tirar o fôlego de uma motocicleta futurista e com eficiência de combustível. O veículo não é mais do que um design e está puramente em estágio de conceito. Com desenvolvimento futuro, esta Jetscooter poderia se tornar realidade.

    Norio Fujikawa disse: “Eu cresci lendo mangás clássicos e assistindo muito anime (tipo de animação tipicamente japonês) e filmes de fantasia e ficção científica. Então, como você pode imaginar, as visões incríveis desses artistas influenciaram muito a minha imaginação e meu trabalho de design e ilustração. A ideia de veículos voadores sempre me fascinou e, quando eu comecei a dirigir motocicletas, foi uma combinação perfeita desses dois mundos. Eu não conseguia parar de criar conceitos e algumas visões do que essa combinação poderia ser. Eu acredito que todo mundo que dirige adoraria a dimensão adicional do voo a uma experiência que já é incrível.”

    “A taxa em que a tecnologia está se desenvolvendo e se tornando acessível é incrível. Como diretor criativo do Astro Studios, um estúdio de design premiado de São Francisco, eu tenho acesso a muitas novas tecnologias e novos produtos quase todos os dias. A criatividade e a inventividade que eu vejo me abastecem para continuar desenhando e visualizando o que o futuro, que está rapidamente se tornando presente, pode ser.”

  • Moonrider Flying Bike

    Designer: Marko Lukovic

    O professor sérvio Marko Lukovic tem um mestrado em design industrial e seu time de especialistas tem sido bem-sucedido em várias áreas do design. Marko Lukovic trabalha no departamento de design industrial da University of Arts desde 2002.

    Com outro conceito incrível, a Moonrider Flying parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica. A Moonrider é muito sustentável e usa energia elétrica, com painéis solares instalados na dianteira.

    Marko Lukovic disse: “Este novo tipo de transporte é muito mais aplicável e funcional em ambientes urbanos como grandes cidades populosas. Como pequenas scooters modernas, as voadoras seriam perfeitas para a maioria das pessoas que trabalham em grandes cidades e precisam chegar na hora em seus trabalhos. A Moonrider é perfeita para evitar aglomerações de trânsito nas ruas. Você não precisa seguir sinais de trânsito e de luz, você só precisa se envolver nas “ruas de ar”, guiado por sistemas de computador e GPS. Este tipo de voo seria aprovado por regulamentações de lei.”

    “Pela primeira vez, este poderia ser o veículo oficial para propósitos policiais e militares, para aquelas pessoas e serviços que precisam resolver alguma tarefa muito rapidamente. Por outro lado, a Moonrider poderia ser o veículo para diversão urbana e na natureza, como os triciclos e quadriciclos de hoje em dia.”

    “Motores de jato de plasma já existem hoje, e esse tipo de motor hoje em dia está em estágio de desenvolvimento e será muito mais poderoso do que motores usuais. No futuro, eles terão potência suficiente para levantar o veículo no ar (como os helicópteros de hoje, mas sem a hélice).”

    “O formato e o propósito da Moonrider são muito futurísticos e não usuais, como a maioria dos meus designs de veículos e automóveis. Eu acho que esse tipo de veículo poderá estar em produção de série real assim que a tecnologia para novos tipos de motor estiver pronta. Então, sim, nós podemos dizer que a Moonrider estará no ar até a década de 2030. Eu quero acreditar que nas próximas décadas todos nós teremos máquinas voadoras acessíveis como o conceito Moonrider.”

  • Jetbike

    Designer: Dario Cavaliere

    O deslumbrante design da Jetbike de Dario Cavaliere é um conceito movido por um motor a jato que é evidente pela quantidade de potência requerida para manter o veículo acima do chão e o impulsionar para frente. Para refrigerar o motor a jato no pico de performance, a frente é equipada com um sistema de coleta de ar para prover estabilidade e evitar que a Jetbike atinja o chão. Seu sistema anti-gravidade (localizado abaixo do motor) oferece a impulsão para a manter flutuando.

    Para garantir estabilidade, quatro silenciadores são integrados ao corpo e às asas laterais. Motoristas devem jogar seu peso para a esquerda ou para a direita para virar o veículo, enquanto a aceleração e a frenagem se dão via controles no guidão. O conceito Jetbike tem um tradicional painel dianteiro que mostra o velocímetro e o GPS.

    O designer italiano Dario Cavaliere disse: “As motos voadoras irão ter um impacto importante no mundo dos transportes: equipado com motor movido à energia solar ou elétrico que um dia pode ajudar a salvar o meio ambiente, elas podem ser mais baratas do que os carros e, certamente, uma solução melhor em casos de congestionamento.”

    “Eu tenho certeza que este não é apenas um sonho. Certamente, quando eu desenhei essa motocicleta, eu tinha em mente algo como a Star Wars Speeder Bike, mas agora, apenas com as novas gerações de drones, nós podemos torná-las reais, motos perfeitamente funcionais. Em poucos anos nós podemos definitivamente construir motocicletas voadoras elétricas para as massas.”

    “Quaisquer novos designs de motos no horizonte? Como eu disse, no início eu me inspirei na Star Wars Speeder Bike, mas então eu tentei colocar minhas ideias e um toque pessoal, tornando o conceito único. No meu tempo livre, eu ainda desenho conceitos, mas meu trabalho como um designer requer quase toda a minha atenção.”

  • Hoverbike

    Designer: Chris Malloy

    Malloy Aeronautics, uma empresa do Reino Unido fundada pelo designer do Kiwi Chris Malloy, irá trabalhar com uma empresa de defesa dos Estados Unidos para criar uma nova classe de veículos de reconhecimento tático, com disponibilidade de aquisição estimada entre três e cinco anos.

    A original Hoverbike foi criada por Chis Malloy, da Nova Zelância, após trabalhos e estudos em sua garagem no subúrbio de Sydney, na Austrália. Este projeto começou como um hobby, mas rapidamente cresceu e se tornou uma empresa comercial, com interesse de pessoas e grupos como universidades, fazendeiros, pesquisa e resgate, privado e militar, com visitas notáveis do exército dos Estados Unidos.

    A Hoverbike é o resultado de anos de trabalho. Foram combinadas a simplicidade de uma motocicleta e a liberdade de um helicóptero para criar a primeira moto elétrica do mundo. Quando comparada a um helicóptero, a Hoverbike é mais barata, mais resistente e mais fácil de usar – e representa uma nova maneira de voar. A Hoverbike voa como um quadricóptero e pode voar tripulada ou não tripulada, além de ser segura.

    A Hoverbike foi desenhada desde o início para substituir helicópteros convencionais como o Robinson R22. É ineficiente e perigoso posicionar os complexos helicópteros convencionais em ambientes de trabalho tão adversos. Além disso, há uma prática posição comercial na qual trazer ao mercado um produto melhor e mais barato não apenas assumirá o mercado existente, mas pode abri-lo para novos consumidores que, antes, não poderiam bancar os custos de aquisição e manutenção de um helicóptero.

  • Flike Motorkibe

    Designer: Bay Zoltan

    Flike é uma motocicleta conceito voadora, um veículo com motor elétrico/híbrido, capaz de carregar uma pessoa ou um peso equivalente (100 kg) de bagagem. Pode ser pilotada pela pessoa a bordo, assim como por controle remoto, sendo capaz de fazer voo autônomo não tripulado.

    A Flike é originária de um projeto de pesquisa interno do maior instituto de pesquisa aplicada da Hungria. Agora, a Flike está em desenvolvimento para se tornar um produto vendável. Com sua propulsão excedente, controle tolerante a falhas e curva de aprendizagem acentuada, a moto será o mais segura possível. No entanto, por causa de seu design aberto, um pouco de coragem será necessária.

    A independência sempre foi atraente. Por isso, a Flike é pensada para ser o ícone mais forte de liberdade desde a invenção dos helicópteros. Se você não quer ser admirado, é melhor manter-se no chão.

  • Gladiator Bike

    Designer: Jaewan Jeong

    O designer de 28 anos Jaewan Jeong é atualmente um designer em Xangai. Além do design da moto, ele tem se desafiado em vários campos como transporte, dispositivos digitais, móveis e design conceitual.

  • Aero-X Bike

    A Aero-X Bike é um veículo que torna o voo de baixa altitude realista e acessível. Voando a até 3 metros do chão a 72 km/h, a Aero-X é diferente de qualquer veículo que você já viu. É um aerodeslizador que dirige como uma motocicleta – um veículo off-road que o tira do chão. A Aero-X pode ser adaptada para usos externos ilimitados.

    Porque a Aero-X é intuitiva de voar, você pode aprender a operá-la com segurança em apenas um final de semana de treino. Ela responde a seus movimentos assim como uma moto responderia. E custa uma fração de até mesmo os aviões e helicópteros mais básicos. A manutenção é simples e barata.

Jetscooter

Designer: Norio Fujikawa

A representação do designer de São Francisco, Norio Fujikawa, de uma scooter flutuante é um conceito de tirar o fôlego de uma motocicleta futurista e com eficiência de combustível. O veículo não é mais do que um design e está puramente em estágio de conceito. Com desenvolvimento futuro, esta Jetscooter poderia se tornar realidade.

Norio Fujikawa disse: “Eu cresci lendo mangás clássicos e assistindo muito anime (tipo de animação tipicamente japonês) e filmes de fantasia e ficção científica. Então, como você pode imaginar, as visões incríveis desses artistas influenciaram muito a minha imaginação e meu trabalho de design e ilustração. A ideia de veículos voadores sempre me fascinou e, quando eu comecei a dirigir motocicletas, foi uma combinação perfeita desses dois mundos. Eu não conseguia parar de criar conceitos e algumas visões do que essa combinação poderia ser. Eu acredito que todo mundo que dirige adoraria a dimensão adicional do voo a uma experiência que já é incrível.”

“A taxa em que a tecnologia está se desenvolvendo e se tornando acessível é incrível. Como diretor criativo do Astro Studios, um estúdio de design premiado de São Francisco, eu tenho acesso a muitas novas tecnologias e novos produtos quase todos os dias. A criatividade e a inventividade que eu vejo me abastecem para continuar desenhando e visualizando o que o futuro, que está rapidamente se tornando presente, pode ser.”

Comentários
Topo