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10 dicas para quem pretende entrar no mercado de startups

As pequenas companhias, como startups, tem crescido muito nos últimos anos, apesar do cenário mundial não estar favorável. As startups têm reinventado aspectos tradicionais do empreendedorismo nas mais diversas áreas. Aos que pretendem se arriscar, portanto, é preciso saber de alguns passos essenciais e pequenas dicas que podem fazer toda a diferença para quem aceitou o desafio e acreditou em uma nova proposta de mercado.

Veja na galeria de fotos abaixo, dez dicas necessárias para quem pretende se jogar no mundo das pequenas empresas e startups:

  • Resolva seus próprios problemas

    Muitos negócios falham e tendem a falhar várias vezes. Quando eles funcionam, é porque foi achada a solução para a grande maioria das questões. É preciso persistir, ter esperança e não desistir.

  • O quanto antes, faça uma pesquisa de mercado

    Com o espírito de grandes empreendedores, é preciso gostar de novas ideias e sempre estar aberto a oportunidades. Antes de fundar um negócio próprio, no entanto, é necessário estudar e saber em que área ele se posicionará, quais serão seus concorrentes, seu público e os ganchos de mercado. Este conhecimento, certamente, auxiliará nos processos de decisão e composição da sua startup ou marca.

  • Seja extremamente focado

    Há uma tendência no mundo dos empreendedores de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Mas no início é preciso focar em um determinado nicho. Após sucesso inicialmente nesse segmento, é possível expandir.

  • Mantenha as coisas simples

    Alguns empreendedores acham que disponibilizar milhares de opções aos seus clientes é a coisa certa a se fazer. Porém, variedade de opções de escolha demandam mais decisões a serem tomadas. O inteligente, portanto, é selecionar aquela opção que, de todas, ganha em popularidade e qualidade para que isso seja feito da melhor forma possível e com o máximo de empenho. Às vezes, menos é mais.

  • Tome iniciativa sempre que puder

    Fazer grandes investimentos em uma startup é bastante comum entre empreendedores. É um risco, mas uma decisão que pode influenciar muito no futuro e no andamento da companhia. É preciso saber, portanto, que vale a pena correr riscos e eles podem acarretar em grandes consequências em uma carreira.

  • Pense bem antes de aceitar investimentos alheios

    Sempre que for possível, antes de aceitar qualquer proposta de investimento que apareça, pesquise, procure saber as origens, as transações feitas anteriormente etc. Às vezes, estamos tão desesperados atrás de algo, que logo aceitamos a primeira opção que aparece. Vale a pena, portanto, estudar as oportunidades antes que elas aconteçam.

  • Foque em propriedade intelectual no início

    Empreendedores não podem se preocupar muito com propriedade intelectual no começo, mas direitos autorais e contratos comerciais são importantes e serão cruciais na proteção de um produto, serviço ou marca para alcançar o sucesso.

  • Seja bastante cuidadoso em suas contratações

    É preciso entender que nenhum empreendimento é construído sozinho. Para o sucesso, é preciso uma equipe que dê conta do recado, com boas ideias, boas execuções e performances. Então, em nenhum momento da trajetória de sua startup, deixe de pensar o quão importante é contratar e trabalhar com pessoas competentes.

  • Não se feche nunca às oportunidades de mercado

    Algumas startups são bastante limitadas em termos de produto, normalmente, são poucas opções – o que não é uma coisa ruim, mas praticamente obriga seus empreendedores a manter os olhos bem abertos a todas as oportunidades que surgem e analisá-las da forma mais correta e detalhada possível.

  • Tenha parcerias certas e fortes

    Uma das mais importantes lições que se deve saber antes de abrir uma startup, ou uma companhia de pequeno porte, é que é preciso saber em quem confiar. Ter alguém em que você saiba que pode contar é importantíssimo e lhe auxiliará a enxergar as várias possibilidades e expectativas com mais clareza do que se estivesse sozinho.

Resolva seus próprios problemas

Muitos negócios falham e tendem a falhar várias vezes. Quando eles funcionam, é porque foi achada a solução para a grande maioria das questões. É preciso persistir, ter esperança e não desistir.

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