Carreira

11 frases que você nunca deve dizer no trabalho

Se você busca ver as coisas melhorarem, mas está acomodado, é difícil aceitar, mas a mudança está bem longe de acontecer. É preciso tomar um posicionamento e fazer do seu local de trabalho um ambiente mais saudável e aconchegante.

VEJA TAMBÉM: 6 atitudes banais que podem ser motivo de demissão

Cuide de sua imagem no meio profissional. Seja ético e pense sempre nos outros. Veja algumas dicas do que nunca dizer ambiente de trabalho:

  • “Não é justo”

    Todos sabem que a vida não é justa. Ficar dizendo o tempo todo que ela não é, só o faz parecer ainda mais imaturo.

  • “Isso sempre foi feito desta forma”

    É preciso entender que a tecnologia evolui, que as coisas mudam e que o seu jeito nem sempre é o melhor para fazer as coisas.

  • “Sem problemas”

    Quando alguém pede para você fazer algo e sua resposta é “sem problemas”, você quer dizer que em outro momento isso seria um problema.

  • “Eu acho que…/ Não é uma ideia tão boa assim, mas… / É uma pergunta estúpida…”

    Instantaneamente esses inícios de frases retiram sua completa credibilidade, mesmo que seja uma boa ideia a ser reportada.

  • “Isso vai apenas levar um minuto”

    Determinar a quantidade de tempo que alguma conversa levará é muito pouco para você mesmo, ao menos que você verdadeiramente leve 60 segundos.

  • “Eu vou tentar”

    Essa é uma resposta bastante incerta e desanimada. É preciso ter entusiasmo, dar a certeza de que você colocará o seu melhor em tudo o que se propuser a fazer.

  • “Ele é preguiçoso, incompetente, tolo”

    Falar mal do colega de trabalho não só fará mal a você, mas a todos que estão a sua volta. Não é um hábito saudável, principalmente à harmonia do local.

  • “Mas essa não é a minha função”

    Esta frase é uma das mais sarcásticas e não pega bem em nenhum cenário. Ao dizê-la, você dá a entender que está ali apenas para cumprir o minimo necessário do seu trabalho. E, sinceramente, você deve ser melhor do que isso.

  • “Não é culpa minha”

    Não é nunca uma boa ideia fugir das responsabilidades. Mesmo que você sabia quem foi o culpado e que ele não foi você, a melhor opção é sempre se abster de opiniões e auxiliar na procura de soluções.

  • “Eu não posso”

    Pessoas não gostam de ouvir “eu não posso”, pois logo parece um “eu não vou”. Procure, então, meios mais sutis e delicados de dar algumas notícias.

  • “Eu odeio este trabalho”

    A última coisa que alguém deseja ouvir de um funcionário é que há desgosto em estar ali – por mais que haja concordância. Esforce-se, então para disfarçar este sentimento e fazer do lugar cada vez melhor para todos.

“Não é justo”

Todos sabem que a vida não é justa. Ficar dizendo o tempo todo que ela não é, só o faz parecer ainda mais imaturo.

Comentários
Topo