Carreira

5 dicas para ser o melhor líder da empresa

Não há nada melhor para os negócios e para a saúde profissional do que trabalhar com um time engajado e pronto para receber novos desafios. No entanto, nem sempre a harmonia se estabelece naturalmente em um grupo com pensamentos muito diferentes.

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Conseguir uma boa equipe não precisa ser uma questão de sorte, ou ao menos não deveria ser. É papel do líder encontrar pessoas abertas e dispostas a compartilhar problemas e soluções com outros colegas, além de supervisionar se todos estão tendo o mesmo espaço de fala e as mesmas oportunidades dentro da empresa.

Veja na galeria de fotos dicas do que um líder deve fazer para escolher e gerenciar uma equipe com perfeição, independentemente do tamanho e da relevância dela dentro dos negócios.

  • Líderes inspiram mais do que mandam

    Boas equipes são aquelas que funcionam mais por incentivo do que por ameaças. Líderes devem criar uma atmosfera de entusiasmo e inspiração, para que o próprio time se dedique com afinco a suas funções e saibam que o que fazem é fundamental para aquele negócio.

  • Líderes resolvem conflitos e incentivam a cooperação

    Conflitos podem separar equipes e os líderes devem ficar atentos para resolver as diferenças entre os indivíduos rapidamente. Muitas vezes, pensamos que pessoas maduras resolvem seus conflitos sozinhas. Se isso fosse verdade, não haveria divórcios, separações ou até mesmo guerras. Em bons times, um empurrãozinho dos demais membros pode resolver problemas antes mesmo que eles aconteçam, e é papel do líder ficar atento para que haja confiança na equipe.

  • Líderes estabelecem metas altas

    Aumentar as expectativas em relação ao trabalho dos membros de uma equipe pode ajudar a empresa a alcançar o impossível. As pessoas não querem ir trabalhar para fazer algo que qualquer outro time faria, elas querem fazer algo extraordinário. Quando alcançam isso, sentem-se reconhecidas, capazes e competentes, um quadro perfeito para um negócio crescer.

  • Líderes comunicam suas visões e direcionamentos

    Repetir direcionamentos ajuda com que os membros da equipe fiquem focados em alcançar seus objetivos. Não basta falar uma vez, é preciso repetir quantas vezes for necessário até que o time complete sua missão sem distrações.

  • Líderes devem ser confiáveis

    Se o líder da equipe não for confiável, ele não será uma fonte para os membros quando um conflito aparecer. A falta de confiança desacelera os processos de produção.
    Para construir uma relação de confiança com o time, é preciso seguir três fundamentos básicos. O primeiro é o relacionamento, que deve ser cultivado para que os funcionários confiem no líder como um amigo. O segundo fundamento é o conhecimento na área e a experiência: é mais fácil confiar em pessoas que sempre tem uma resposta para os piores problemas. O terceiro é a consistência de ideias e manter a palavra quando uma ordem é dada.

Líderes inspiram mais do que mandam

Boas equipes são aquelas que funcionam mais por incentivo do que por ameaças. Líderes devem criar uma atmosfera de entusiasmo e inspiração, para que o próprio time se dedique com afinco a suas funções e saibam que o que fazem é fundamental para aquele negócio.

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