Fotos

6 dicas para empresários expandirem seus negócios

Depois que o pontapé inicial para criar o próprio negócio é dado, muitos empresários de primeira viagem ficam confusos quanto ao que fazer em seguida. É preciso lidar com funcionários, clientes e contas, além da responsabilidade (e vontade) de manter a companhia sempre crescendo.

VEJA MAIS: Como um chefe individualista torna a sua vida miserável

No fundo, as regras básicas para manter a empresa funcionando não são muito complexas. Organização e comunicação são, por exemplo, elementos fundamentais para a saúde dos negócios. Veja na galeria de fotos abaixo outras atitudes que ajudam empresários na segunda fase de suas companhias:

  • Queira sempre crescer

    Ainda que pareça óbvio, esta deve ser a regra básica para qualquer empresário. Estabelecer metas altas, mas ainda assim realistas, é uma maneira de manter os negócios sempre em crescimento. É fundamental, também, bolar planos detalhados para atingir esses objetivos e compartilhá-los com o restante da companhia.

  • Desenvolva uma boa relação com a equipe

    Recentemente, Hamdi Ulukaya, fundador da marca de iogurte grego Chobani, dividiu 10% de suas ações entre todos os funcionários da companhia. Essa estratégia requer coragem, mas pode trazer ótimos frutos no futuro.

    Com um time comprometido e apaixonado pelas causas da empresa, os negócios tendem a crescer naturalmente por conta do engajamento dos funcionários com as metas estabelecidas.

  • Construa parcerias

    Criar parcerias com organizações de fora é uma boa maneira de aumentar a rede de contatos de um negócio. Acordos com serviços de vendas e canais de televisão são opções para quem quer adquirir confiança dos potenciais clientes.

  • Estabeleça funções

    À medida em que uma companhia cresce, as tarefas de cada funcionário devem ser bem delimitadas para que sempre haja um responsável por determinada área. É comum as empresas pequenas demorarem para formalizar a posição de seus primeiros funcionários, principalmente quando falamos do dono dos negócios.

    É importante saber como acontece todo o processo dentro da empresa, mas é impossível dar conta de tudo sozinho.

  • Identifique a especialidade da companhia

    Quando não se sabe a especialidade de uma empresa, fica difícil bolar estratégias de crescimento. Muitas companhias começam fazendo várias atividades, mas não conseguem escolher qual delas é a principal. É função do empresário reconhecer e delimitar a produção, para que os negócios se especializem em um setor, mas desenvolvam outras atividades paralelamente.

  • Saiba escutar críticas

    Muitos empresários falham na hora de olhar sua companhia através dos olhos do cliente. Depois de tanto esforço e trabalho, é difícil escutar críticas, mas este é um processo fundamental para quem quer agradar o público-alvo.

Queira sempre crescer

Ainda que pareça óbvio, esta deve ser a regra básica para qualquer empresário. Estabelecer metas altas, mas ainda assim realistas, é uma maneira de manter os negócios sempre em crescimento. É fundamental, também, bolar planos detalhados para atingir esses objetivos e compartilhá-los com o restante da companhia.

Comentários
Topo