Carreira

6 dicas para ter uma boa reputação no trabalho

Ser uma pessoa amigável no ambiente de trabalho pode ser difícil por causa do estresse constante e do excesso de tarefas para cumprir. Ao tentar balancear os problemas da vida pessoal e profissional, é comum se distanciar das pessoas ou deixar de comparecer aos eventos relacionados à empresa.
É normal nos importarmos com as pessoas com quem trabalhamos, não apenas como colegas, mas como indivíduos que respeitamos. Além disso, é ruim perder uma reputação de bom colega de trabalho por períodos temporários de estresse.

VEJA MAIS: Como se comunicar bem no trabalho

Então, como proceder de forma correta para que não criar uma antipatia com os outros funcionários, mesmo quando tudo parece estar desmoronando?

Confira na galeria de fotos conselhos para manter boas relações no ambiente de trabalho:

  • 1. Esteja presente nos intervalos

    O hábito de trabalhar no horário de almoço ou pior, levar trabalho para o almoço, é péssimo. Checar e-mail pode ser uma atitude automática, mas se há pessoas interagindo no mesmo ambiente, isso se torna algo ruim. O melhor é deixar de lado a tecnologia e esquecer o trabalho por alguns momentos, e dessa forma, conversar com seus colegas de trabalho. Mesmo que não seja no intervalo de almoço, sempre que encontrar com alguém no ambiente de trabalho, procure interagir, mesmo que brevemente.

  • 2. Dê um sinal de vida, mesmo que rápido

    Mandar uma mensagem online, é uma forma simples e rápida para interagir com os colegas de trabalho. Essa atitude não toma nada do seu tempo e mostra que você está lá. Aproveite a tecnologia a seu favor.

  • 3. Leve seus compromissos casuais mais a sério

    Quando marcar algo, mesmo que seja numa data distante, procure honrar seu compromisso. Mesmo quando estiver muito ocupado, é bom combinar encontros com colegas que você não fala faz tempo. Pode ser um café, tomar um drink depois do trabalho ou um almoço. Mas o ideal é sempre oficializar o encontro e anotar em uma agenda, para não esquecer do compromisso.

  • 4. Pratique atos de bondade

    Mesmo nos piores dias, se alguém sorrir para você, isso pode ajudar a melhorar o seu dia. Alguns atos simples podem ser muito importantes: comprar um café para um amigo, deixar um recado no computador de alguém ou até mesmo cumprimentar um funcionário, pode mudar seu dia e o das pessoas a sua volta.

  • 5. Faça apenas promessas que você pode cumprir

    Quando estamos muito ocupados, é normal fazermos promessas vagas, como “vamos marcar de sair na próxima semana”. Isso provavelmente não irá acontecer, pois como não uma data foi marcada, é fácil cancelar o encontro. Em vez de fazer isso, uma boa tática é prometer apenas aquilo que dá para fazer. É melhor ser a pessoa que pode poucas vezes, do que aquela que fica constantemente postergando encontros.

  • 6. Escolha bem com quem você irá passar seu tempo

    Não há como ser amigo de todos os funcionários, mas é bom escolher pessoas que você queira conviver e estabelecer laços. Outro ponto é que nem todos vão gostar dessa proximidade.

1. Esteja presente nos intervalos

O hábito de trabalhar no horário de almoço ou pior, levar trabalho para o almoço, é péssimo. Checar e-mail pode ser uma atitude automática, mas se há pessoas interagindo no mesmo ambiente, isso se torna algo ruim. O melhor é deixar de lado a tecnologia e esquecer o trabalho por alguns momentos, e dessa forma, conversar com seus colegas de trabalho. Mesmo que não seja no intervalo de almoço, sempre que encontrar com alguém no ambiente de trabalho, procure interagir, mesmo que brevemente.

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