Carreira

As diferenças entre uma missão e um trabalho

Saber o que você realmente quer e precisa é fundamental para construir uma vida feliz e satisfatória. Mas muitos profissionais sonham com objetivos que na realidade, os fariam infelizes.

Há diferenças entre ter um dom, uma missão versus um trabalho e só você pode determinar o que realmente quer e como isso o fará mais feliz. Ter um histórico de carreira em uma área, e ser bem sucedido nela, traz novas responsabilidades progressivas – que muitas vezes você não espera -, mas são trabalhos que trazem um bom retorno financeiro e acabam proporcionando liberdade para se fazer o que quiser na vida pessoal. Mas ter uma “missão” é totalmente diferente.

Michael Lewis, colunista da Bloomberg, apontou, em um artigo, as diferenças entre uma missão e um trabalho. “Há uma relação direta entre risco e recompensa. Uma carreira que recompense, muitas vezes, requer muitos riscos a serem tomados”. Lewis acrescentou: “Uma missão é uma atividade que você acha tão atrativa que acaba se organizando ao redor disso e passa a viver dessa forma”.

Muitas pessoas sonham em perseguir um “chamado”, mas simplesmente não estão dispostas a se comprometer com os muitos riscos e a coragem necessária para isso.
Um trabalho, por sua vez, é algo que dá a sensação de segurança e estabilidade, permitindo que você use seus talentos de forma produtiva, e garantindo um retorno financeiro. Mas isso não é um chamado.

Um chamado te escolhe, te puxa pelo colarinho e te leva para a “estrada” da sua vida. As pessoas se questionam, por que não é possível ter os dois ao mesmo tempo? E tentar fazer do seu trabalho uma missão, ou ao contrário, só te deixará mais frustado e confuso ao tentar descobrir o que te faz mais feliz.

Veja na galeria de fotos conselhos para a construção de uma carreira que o deixe feliz e o permita encontrar a sua missão:

  • Você precisa de um comprometimento profundo e continuo para fazer a diferença no seu caminho. Não basta querer, tem que se comprometer

  • Uma grande dose de energia positiva, porque é necessário muito comprometimento para seguir um chamado. Além de não perder a fé e a esperança, mesmo quando tudo parece estar errado.

  • Controle próprio e confiança em abundância para saber que seu sonho é possível.

  • Abertura e flexibilidade para enxergar seus erros e pedir ajuda quando necessário. E também ver a realidade do que é preciso para ter sucesso.

  • Correr riscos e ter tolerância, além de ter habilidade para tomar decisões em períodos instáveis.

  • A crença de que você não pode viver sem perseguir esse trabalho.

  • Um grupo de amigos e família que o suporte quando as coisas se tornarem difíceis ou derem errado.

  • Opinião bem formada sobre o que você está fazendo para poder se defender caso as pessoas comecem a questionar ou falar coisas desagradáveis sobre a sua decisão.

Você precisa de um comprometimento profundo e continuo para fazer a diferença no seu caminho. Não basta querer, tem que se comprometer

Comentários
Topo