Colunas

10 razões para fazer uma pausa no trabalho e viajar

Muitos empresários, executivos e profissionais autônomos têm uma grande dificuldade em tirar férias. Para se desligar completamente do trabalho, é preciso de uma boa dose de coragem e de pessoas confiáveis para tocar o negócio durante um período de tempo.

VEJA MAIS: Teste: você é viciado em trabalhar?

É muito importante, no entanto, perceber sinais do corpo e da mente que pedem por um descanso prolongado. Não adianta adiar as férias para trabalhar mais se, lá na frente, uma doença ou o cansaço o impedirem de aproveitar as conquistas do trabalho duro.

E AINDA: Como tirar férias livre do estresse do trabalho

Veja na galeria de fotos os principais motivos para que você se permita descansar agora mesmo:

  • O mundo não vai parar porque você saiu de férias

    Não é preciso se sentir culpado por sair de férias. O seu escritório estará do mesmo jeito quando você voltar e você poderá retomar o seu trabalho como antes.

  • A empresa precisa que você recarregue as suas bateiras

    Não adianta você trabalhar muito se for pouco eficiente. Cansaço atrapalha o desempenho e você precisa parar, pelo menos uma vez por ano, para analisar aquilo que já passou e se energizar para os próximos acontecimentos.

  • Sua saúde vai ficar em frangalhos se você não descansar

    Você pode se forçar a trabalhar sem parar, mas isso tem consequências. O estresse pode ser tão forte, às vezes, que a sua saúde pode não se recuperar e você acabará não aproveitando os anos depois de passar tanto tempo no escritório. Aproveite agora que você tem disposição para viajar e não deixe o trabalho consumir tantos anos da sua vida.

  • Você aprende durante as férias

    Viajar, ler um livro novo ou até mesmo conversar com a sua família traz aprendizados que nenhum escritório consegue. Tirar um tempo para a sua mente é extremamente importante para você retomar as suas atividades com novas ideias e projetos.

  • Trabalhe, mas não abdique da sua vida

    Passar a viver no escritório compromete o seu profissionalismo. Ter um tempo longe dos projetos pode trazer ideias brilhantes e óbvias, mas que no dia a dia ficam escondidas entre os problemas de sempre. Tirar um tempo para analisar a situação de longe e sem a pressão de prazos também é uma maneira de trabalhar.

  • Seus funcionários terão chance de crescer

    Deixar a empresa nas mãos dos outros sempre exige uma dose de coragem. Afinal, não é fácil ficar longe daquilo que o preocupa durante o resto do ano. É, preciso, no entanto, entender que ficar longe do chefe por uns dias pode ajudar o funcionário a entender problemas que antes ficavam somente nas mãos do administrador da empresa e levá-lo a desenvolver um desempenho que seria praticamente impossível com alguém do lado, todos os dias.

  • Decisões importantes ficarão em standby

    Se você for um dos que ajuda a tomar essas decisões, elas provavelmente ficarão esperando até que você volte. Nada de grandioso acontecerá enquanto você estiver fora, então fique tranquilo.

  • É a chance de adotar um estilo de vida mais saudável

    Com um pouco mais de tempo disponível na agenda, você pode investir em cozinhar a própria comida, com ingredientes saudáveis, dar uma corrida na praia e até começar a praticar ioga. Passada a pior fase de adaptação, talvez você até consiga levar um pouco desses costumes para o seu dia a dia pós-férias.

  • Você pode se dedicar aos seus hobbies

    Não há melhor maneira de relaxar do que fazer aquilo que se gosta. Ler um livro, assistir uma série ou começar uma nova atividade física ajuda a deixar a mente tranquila para voltar para o trabalho com as energias recarregadas.

  • Grandes ideias surgem nas férias

    Com tempo para pensar e sem o estresse do dia a dia, o cérebro fica livre para passear pelas ideias que quiser. É o melhor momento de grandes pensamentos surgirem, coisas que, no futuro, podem render projetos de sucesso no trabalho.

O mundo não vai parar porque você saiu de férias

Não é preciso se sentir culpado por sair de férias. O seu escritório estará do mesmo jeito quando você voltar e você poderá retomar o seu trabalho como antes.

Comentários
Topo