Carreira

4 maneiras de se esquivar de distrações no trabalho

Os próprios colegas de trabalho são uma das distrações mais comuns no escritório. Você está concentrado em uma tarefa difícil, depois de combater o sono e a vontade de dar uma checada no Facebook, quando alguém resolve perguntar sobre o seu final de semana. Para não parecer rude, você engata a conversa, que dura preciosos minutos e que o leva de volta à tentativa de concentração.

VEJA MAIS: 20 perguntas para fazer em uma entrevista de emprego

É claro que, além do trabalho bem feito, uma boa rede de contatos pode alavancar carreiras. Mas para tudo existe hora e lugar e, nem sempre, o expediente dentro da companhia é o cenário perfeito para jogar conversa fora. Como muita gente não tem essa noção, aqueles que são novos na área não se sentem confortáveis em encerrar o papo e acabam prejudicando seu trabalho para fazer algo que poderia ser feito na hora do almoço.

Sendo assim, existem maneiras de interromper uma conversa para voltar ao trabalho sem ser rude. Caso a outra pessoa se sinta ofendida, é normal se sentir culpado. É preciso entender, no entanto, que cada um tem o seu momento de concentração.

E AINDA: 4 motivos para repensar as tradições da sua empresa

Veja na galeria de fotos dicas que podem ajudar na hora de acabar com as distrações:

  • Tenha seus critérios

    Analise qual a relação que você tem com a pessoa, o assunto e a abordagem antes de encerrar a conversa. Às vezes, vale a pena parar o que você está fazendo e ficar cinco minutos escutando o que o outro tem para falar naquele exato minuto; às vezes, não.

  • Analise seu tempo

    O assunto é, realmente, muito interessante e você adoraria papear sobre. Mas o seu prazo está acabando e você sabe que mesmo cinco minutos resultarão em bastante dor de cabeça. Informe seu colega de que não há como conversarem naquele momento e o convide para um café outra hora.

  • Seja sincero

    Em vez de fingir estar prestando atenção na conversa enquanto você pensa em tudo o que tem para fazer, seja sincero e diga que não pode bater papo naquele exato momento. Seu colega irá entender e você poderá dar toda a atenção que ele quer quando as suas tarefas forem concluídas.

  • Aprenda a dizer não

    Não está interessado no assunto? Você não é obrigado a perder tempo conversando sobre algo que não o interessa. Assuntos como fofocas dentro da companhia ou política não são algo que agrade a todos. Se você não quer se envolver na conversa, tem todo o direito e pode dizê-lo em voz alta.

Tenha seus critérios

Analise qual a relação que você tem com a pessoa, o assunto e a abordagem antes de encerrar a conversa. Às vezes, vale a pena parar o que você está fazendo e ficar cinco minutos escutando o que o outro tem para falar naquele exato minuto; às vezes, não.

Comentários
Topo