Carreira

5 benefícios que a meditação pode trazer para a sua carreira

Ter consciência é uma noção em constante crescimento no local de trabalho, com companhias como Apple, Yahoo!, Starbucks e Google usando-a para seu próprio benefício. Google, por exemplo, oferece aos empregados um curso de 19 horas sobre o assunto.


LEIA MAIS: Como as mídias sociais impactam seu local de trabalho

“Mindfulness” é um jeito simples porém eficiente de meditação que o torna mais capaz de controlar certos comportamentos. As pessoas que exercitam a consciência são mais focadas, mesmo quando não estão meditando. Meditar é uma técnica excelente para reduzir stress porque o impede de se sentir fora do controle e que pensamentos ruins tomem conta da sua cabeça. É um jeito bom de ficar bem pelo dia de um jeito calmo de uma maneira produtiva.

LEIA MAIS: 20 perguntas para fazer em uma entrevista de emprego

Ellen Langer, uma psicóloga da Universidade de Harvard que estuda o exercício da consciência, descreve meditar como “o processo de constantemente perceber coisas novas. Quando você faz isso, ela te coloca no presente. Torna-o mais sensível para o contexto e a perspectiva das coisas.”

E porque o “mindfulness” se tornou tão popular no local de trabalho?

Langer vem conduzindo vários estudos que mostram que exercitar a consciência melhora sua performance em todos os tipos de tarefas. Mesmo assim, esse movimento não é só sobre performance: há um grande número de outras razões importantes pelas quais as companhias estão tornando a meditação uma prioridade.

A meditação pode melhorar sua performance agora tanto quanto sua capacidade no futuro.  Veja na galeria de fotos cinco benefícios que ela pode trazer para a sua carreira:

  • Melhora seu foco em uma coisa de cada vez

    O exercício da consciência tranquila ensina a evitar distrações e atingir um nível elevado de concentração para o seu trabalho.

  • É um grande alívio para o estresse

    O estresse pode fazer mal não só para a sua performance como para a sua carreira. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, aproximadamente dois terços de todas as visitas hospitalares têm como motivo problemas relacionados ao estresse e 75% de todos os gastos com remédios são para curar problemas gerados por ele. Estresse pode causar pressão alta, doenças autoimunes, câncer, doenças do coração, insônia, depressão, ansiedade e mais.

  • Aumenta sua criatividade

    Relaxar aumenta sua criatividade e meditar é um dos melhores caminhos para isso. A meditação ajuda a embarcar em um processo criativo ao afastar todos os pensamentos negativos e ajudá-lo a focar em criar.

  • Melhora sua inteligência emocional

    A inteligência emocional é aquela intuição que afeta como você se comporta, lida com situações complexas e faz decisões pessoais. Meditar influencia diretamente em como você pode reconhecer seus sentimentos e usá-los para administrar melhor suas relações interpessoais.

  • Ter uma consciência leve o torna uma pessoa melhor

    Um estudo de Harvard achou conexões ente essa meditação e um comportamento sociável. Pessoas que meditaram mostraram maior compaixão e bondade que 50% daqueles que não meditaram.

Melhora seu foco em uma coisa de cada vez

O exercício da consciência tranquila ensina a evitar distrações e atingir um nível elevado de concentração para o seu trabalho.

Comentários
Topo